Competições, Curiosidades, Karate, Kata, Kumite, Olimpíadas, PanAmericano

Pan! Pan-pan-pan! Karate no Panamericano!

Olá, pessoal!

Na semana passada acabou o Panamericano Lima 2019 e o Brasil obteve sua melhor participação na história! Mas e o Karate? Como estamos nesta reta final antes das Olimpíadas e quem provavelmente nos representará no ano que vem em Tokyo 2020, possivelmente a única vez em que o Karate fará parte como esporte desta maior competição do planeta?

Vem com a gente descobrir um pouco mais!

O Panamericano

KARATE PANAMERICANO LIMA 2019 OLIMPIADAS TOKYO 2020

Como falamos, acabou na semana passada o Panamericano Lima 2019, organizado pelos comitês olímpico e paraolímpico do Peru e que marca o calendário esportivo mundial como um dos últimos grandes eventos multimodalidades antes das olimpíadas que já está bem próxima!

Há algum tempo o Karate é uma modalidade nos Panamericanos, porém pela primeira vez, o evento serviu como forma de obter mais pontos para o ranking olímpico em seis categorias diferentes (Kata individual masculino e feminino e kumite – 67 kg e 75 kg masculino; 55 kg e 61 kg feminino) além de um medidor da evolução e do andamento da equipe brasileira de Karate que irá representar nosso país na primeira (e talvez única) Olimpíada da qual o Karate fará parte!

No Panamericano, o Karate Brasileiro era o que historicamente tinha o melhor resultado e liderava o quadro de medalhas total da modalidade, porém, infelizmente, depois deste, nós caímos de primeiro para terceiro lugar com Estados Unidos em primeiro lugar e a Venezuela em terceiro.

KARATE PANAMERICANO LIMA 2019 OLIMPIADAS TOKYO 2020

Embora este não seja um dos melhores resultados do Brasil e nem um sinal muito bom para o Karate Brasileiro tendo em vista as olimpíadas que se assomam, o resultado foi bom já que das 14 categorias existentes conseguimos classificar representantes para 11 e destas onze, obtivemos 7 medalhas.

Os membros da Seleção Brasileira de Karate no Pan

KARATE PANAMERICANO LIMA 2019 OLIMPIADAS TOKYO 2020

Tanto o Pan (bem íntima) quanto as olimpíadas tem como entidade representante do Karate a WKF e suas confederações filiadas, no caso do Brasil a CBK (Confederação Brasileira de Karate), ou seja, para participar, você deve estar filiado a ela e concorrer no ranking e nas classificatórias desta confederação

A Oyama não faz parte da WKF, mas sabemos que nas olimpíadas os nossos representantes de Karate virão dos Karatecas filiados a esta organização e portanto estou trazendo para vocês estas notícias.

Para este Panamericano houve dois momentos de seletiva, os jogos Sul-americanos de Karate e os Jogos Panamericanos de Karate organizados pela WKF.

Dos Jogos Sul-americanos vieram sete das onze vagas que o Brasil conseguiu para o Panamericano Lima 2019, e os campeões foram: Nicole Mota (kata), Williames Santos (kata), Vinicius Figueira (-67 kg), Hernani Verissimo (-75 kg), Valéria Kumizaki (-55 kg), Érica Santos (-61 kg) e Gabi Sepe (-68 kg).

Dos Jogos Panamericanos vieram mais outras quatro vagasDouglas Brose (-60 kg), Jessica Linhares (-50 kg) e as equipes de kata masculina (Victor Mota, Guilherme Silva e Lucas Santos) e feminina (Carolaine Pereira, Sabrina Pereira e Izabel Viera).

As Medalhas

Nós conseguimos levar 7 medalhas das 11 que disputamos, isto é um feito considerável! Destas, apenas duas foram de Kata e nenhuma delas individual, sendo as duas em Kata equipe, tanto a feminina quanto a masculina. As outra cinco medalhas foram conseguidas em Kumite, feminino e masculino.

KARATE PANAMERICANO LIMA 2019 OLIMPIADAS TOKYO 2020

O que podemos esperar para as olimpíadas?

Na nossa postagem sobre as olimpíadas, podemos ver que alguns dos que conseguiram vagas para o pan são os que já estavam em melhores condições de conseguirem suas vagas para as olimpíadas, sendo os maiores nomes em suas modalidades no Karate nacional da CBK.

Com algumas mudanças nas quais os melhores rankeados não foram os representantes em suas categorias:

  • Na feminina -61kg , a qual a classificada foi a Karateca Érica Santos, sendo que a melhor classificada era a Stephani de Lima,

  • Na masculina -75kg, em cuja categoria quem se classificou foi Hernani Verissimo e não Rhuan Fonseca, que até então era melhor classificado

No mais, os que melhor se classificaram e alcançaram melhores chances de nos representar nas olimpíadas foram: Valeria Kumizaki, garantindo seu ouro, seguida de perto por Douglas Brose e Hernani Veríssimo  que conseguiram cada um uma prata.

O que fica bem evidente é a força que esta delegação tem em Kumite, porém nosso ponto fraco segue sendo as categorias de Kata indiviual. Não temos representantes com uma pontuação alta e nem conseguimos pódio neste panamericano.

Por isso, pessoal, podemos esperar resultados bons em Kumite! Porém não parece que seremos muito felizes em Kata. Mas de qualquer forma, o nível nas duas modalidades é altíssimo e só a chance de ver lá a bandeirinha do Brasil competindo já vale, né?!

Estamos na torcida!

E aí?

Vamos treinar?!

Osu!

fontes:

Caratê

https://www.lima2019.pe/

https://interativos.globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/quadro-de-medalhas/quadro-de-medalhas

https://www.lima2019.pe/medallas

https://wrsd.lima2019.pe/PAG2019/es/results/karate/medallista-por-con-por-deporte-brasil-oro.htm

https://globoesporte.globo.com/karate/noticia/em-seletiva-brasil-garante-mais-quatro-vagas-no-pan-americano-e-vai-com-equipe-quase-completa.ghtml

 

 

Deixe um comentário