básico, Fundamentos, Karate, Kata, Linguagem, Shotokan, Técnicas, Uke Waza

Uke?!

Olá, pessoal!

Na postagem de hoje vamos falar um pouquinho mais sobre o que é a defesa no Karate. Vai ser uma postagem curtinha, mas vem com a gente quebrar um erro de tradução que pode mudar completamente a compreensão de como se defender no Karate!

Uma arte de defesa

O Karate é uma arte de defesa pessoal. Ele não foi criado e pensado para ser uma arte de assalto e agressão, mas para manter seu praticante e entes queridos a salvo. Já dizia a tradução literal dos Pinans (atuais Heian para nosso Shotokan), fique a salvo!

E é por isto que todo Kata começa com uma defesa, às vezes juntas com algum contra-ataque, mas sempre em primeiro lugar, uma defesa.

E se defender pode significar muitas coisas, até mesmo aplicar um deai e conseguir atacar antes que o seu oponente consiga desferir o primeiro golpe.

Porém o que caracteriza a defesa para o Karate, ou seja, o “uke” é uma técnica com a capacidade de anular um ataque. Isto pode ser feito de diversas maneiras, tanto esquivando, como redirecionando, como até mesmo bloqueando, ou seja, aplicando uma força contrária que consiga superar a força do ataque.

O grande problema é que na maioria das vezes as pessoas ficam presas na ideia de que defender é aplicar uma força contrária, e basicamente “golpear o golpe“. Mas o que acontece se a pessoa que lhe ataca for consideravelmente mais forte do que você?

KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY QUADRIL HANMI
EL KARATECA CONFUSO

 

UKERU

Tudo fica mais claro quando entendemos as palavras que usamos para nomear nossas ténicas. Toda defesa do Karate, não importa com que parte do seu corpo seja feita, é chamada “uke”.

E essa partícula vem do verbo “ukeru” e Ukeru não quer dizer bloquear, bater e nem mesmo defender, mas sim “receber.”

EL Karateca Surpreso
El Karateca Surpreso

 

Então, a defesa no karate é levar um gyaku no rosto? Claro que não, né?

Porém esta tradução nos dá uma noção maior de como deve ser feita a defesa. Você não deve tentar “bloquear” ou “rebater” a energia/força do ataque do oponente, afinal, se ele for mais forte do que você, esta já seria uma batalha perdida. Na verdade você deve recebe-la e redirecioná-la.

Desta forma você não está colocando sua força completamente contra a do oponente, mas está direcionando o ataque dele para outra direção. Ou seja, só utiliza a força o suficiente para que o golpe dele não lhe atinja.

É aí que está a força do Karate, você não precisa ser maior ou mais forte, você só precisa ter técnica!

E aí?!

Vamos treinar?!

Osu!

 

Fontes:

https://en.wiktionary.org/wiki/%E5%8F%97%E3%81%91%E3%82%8B

10 Japanese Words Everyone Misunderstands in Karate

Your Karate “Blocks” Are Dysfunctional. Here’s Why.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Uke_waza

Deixe um comentário