Curiosidades, Fundamentos, Karate, Kata, Shotokan

Heian Kata – Mente Tranquila

Olá, pessoal!

Como já falamos aqui no Blog várias vezes, um dos três pilares do Karate é o Kata. Ele é essencial para o aprendizado do Karate.

É no Kata que se treina diversas sequências e diversos movimentos já testados em lutas. Nele se aprende a internalizar movimentos e sequências que passam a fazer parte do repertório natural do corpo e da mente do Karateca.

Mas como começar a aprender os Kata? Como uma pessoa é capaz de internalizar movimentos que de outra forma parecem completamente difíceis e um pouco robóticos?

Os Primeiros Passos

Antigamente só havia os Kata ditos hoje em dia avançados, ou seja, se você entrasse no Karate naquela época, seu primeiro contato com Kata, dependendo do seu mestre ou dojo, poderia ser um KankuDai ou até mesmo um Nijushiho. 

KankuDai:

 

Nijushiho:

 

No Karate existem diversos Kata. Só no Shotokan são 26. Que vão dos mais simples aos mais complexos. Porém, para um iniciante nada é completamente simples. E aprender a se mover, girar, encaixar quadril, fazer sequências, seguir o ritmo, respirar, etc. pode ser um verdadeiro quebra-cabeças.

Vendo a dificuldade que isto causava e tentando tornar a coisa toda mais didática, até mesmo para facilitar sua divulgação no meio de estudantes segundanistas, Yasutsune Itosu (também conhecido como Anko Itosu), um dos mestres de Gichin Funakoshi decidiu criar e aperfeiçoar uma série de cinco kata simplificados e que serviriam como passo-a-passo para aprender o básico do Karate, ser capaz de se defender e ao mesmo tempo, preparar o caminho para técnicas e sequências mais complexas.

Aí que nasceu a série Heian.

Heian ou Pinan?

KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY QUADRIL HANMI
EL KARATECA CONFUSO

No processo de divulgação do Karate no arquipélago japonês e fortalecimento da noção e percepção desta como uma arte verdadeiramente japonesa, quebrando as correntes de sua origem mais antiga de misto de arte chinesa com as artes praticadas em okinawa, o mestre Ginchin Funakoshi fez um amplo processo de tradução e transcrição de todos os termos do chinês para o japonês.

Os termos técnicos e filosóficos foram levados para a língua japonesa, muitos foram apenas traduzidos e outros completamente trocados.

E alguns casos, mudaram sua escrita, mas mantiveram a mesma pronúncia, porém com significados diferentes, como o próprio nome Karate, que antes era “mãos da china” e tornou-se “mãos vazias”, na busca de assumir uma identidade japonesa e que conseguisse transparecer todo o espírito do Budo e budismo zen na qual a sociedade e o mestre Funakoshi se pautavam.

É interessante ressaltar que a escrita japonesa foi no início emprestada do chinês, por isso muitas vezes pode ter a mesma escrita o Hanzi (chinês) e o Kanji (japonês), porém com leituras diferentes ou significados diferentes.

No caso da série de Kata básicos criados por Anko Itosu que visavam facilitar o aprendizado do Karate, houve uma troca completa de pronúncia e significado.

Pinan (平安)

 

Composta por cinco Kata que vão em ordem do mais simples ao mais complexo, originalmente, a série criado pelo mestre Anko Itosu chamava-se Pinan e queria dizer “Esteja a salvo” ou “Proteja-se contra o perigo” e seu hanzi é lido em chinês como “pingan”, mas é fácil de ver como um japonês pronunciaria sem o “G”.

O nome desta série faz sentido se ele fez estes cinco Kata como manuais de uma arte marcial. É dizer que se você é capaz de fazer a série Pinan inteira, você é capaz de se defender.

Alguns estilos ainda utilizam este nome e ainda seguem a ordem que Anko Itosu pensou, seguindo Pinan 1, Pinan 2, Pinan 3, Pinan 4 e Pinan 5, do simples ao mais complexo.

Heian (平安)

Quando Funakoshi fez seu trabalho de tradução e transformação dos conceitos da arte, os Kata Pinan também foram contemplados.

Primeiramente ele trocou a ordem dos dois primeiros Kata, pois se os heian vão de 1 a 5 em grau de dificuldade, ele observou que, para ele, o segundo era mais simples que o primeiro e no seu sistema, decidiu trocá-los. Ou seja, o que hoje é o Heian Shodan para nós do Shotokan, é o Pinan 2 de outros estilos.

Depois ele trocou o nome de Pinan para Heian e adotou assim uma tradução que pontuava mais o lado filosófico da arte, a série passou a significar “Paz e tranquilidade” ou “Mente tranquila” que seria algo a ser buscado pelo praticante do Karate e completamente de acordo com a filosofia zen budista que permeia a visão de Karate do mestre Funakoshi.

É interessante notar que, lendo alguns textos sobre Pinan, percebi que em outros estilos que adotam a leitura de “Pinan” no entanto, na maioria das vezes, utilizam a tradução japonesa de paz e tranquilidade e não a tradução chinesa de onde o nome vem.

Além destas duas mudanças, ele e seu filho Gigo, alteram também alguns fundamentos, fortalecendo e diferenciando de vez o estilo Shotokan de seus antecessores.

Um caminho para se estar tranquilo

Eu particularmente não vejo como excludentes os dois significados desta série de Kata inicial, muito pelo contrário.

Mestre Anko Itosu criou este cinco, digamos, “passos” para se estar seguro e para se preparar o terreno para técnicas ainda mais complexas, e para que isto ocorra, não é só o corpo que tem que estar preparado, a mente tranquila é essencial para que alguém consiga se defender e desta forma, estar seguro.

A importância da série Heian é inegável para o Karate como um todo, pois ela além de tornar mais fácil o ensino e compreensão do Karate, por conta desta facilitação, foi uma das grandes responsáveis na divulgação do Karate pelo mundo.

E aí?!

Vamos treinar?!

Osu!

 

Fontes:

Katas da Série Heian

http://www.kyokai.com.br/?page_id=147

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinan

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anko_Itosu

https://en.wikipedia.org/wiki/Pinan

The Secret Meaning of Heian/Pinan Kata (Hint: It’s NOT What You Think)

https://suibukan.com/content/93/pinian-1-5

https://aprendanihongo.wordpress.com/2009/06/13/historia-da-escrita-japonesa/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Yoshitaka_Funakoshi

 

2 comentários em “Heian Kata – Mente Tranquila”

Deixe um comentário