Karate, Kata, Mitos, Shotokan, Técnicas

Kata – Serve para que?

Olá, pessoal!

“O que é aquela dança que vocês fazem?” 

“Acho tão bonito aquelas danças”

“Kata não serve para nada, só para exame de faixa. Meu negócio mesmo é Kumite!”

Qual é o Karateca que nunca ouviu estas frases que eu considero as que mais provam que a pessoa não entende muito o que é Kata, Kumite ou até mesmo Karate?

Será mesmo que há séculos viemos treinando uma dança sem sentido e objetivo?

Mas afinal, para o que é e para que serve o Kata?

O que é Kata (型 ou 形)?

kata blog da oyama karate do
Shihan Pantoja – Kata Sochin

Primeiramente vamos deixar um pouco mais claro o que é Kata:

Kata literalmente significa “forma” ou até mesmo “forma de fazer”.

Kata é um conjunto de movimentos (posições, transições, socos, chutes, defesas, etc.)  em uma sequência e ritmo preestabelecidos. Poderia se dizer que é uma coreografia, caso fosse uma dança, mas o objetivo é bem diferente.

Os Kata reúnem, em cada um, fundamentos e movimentos que servem para situações específicas (e também abrangentes, dependendo de qual movimento estamos falando) de lutas. Movimentos e fundamentos estes comprovados e já utilizados em situações de luta e defesa pessoal pelos próprios mestres que lá atrás montaram estes Kata.

Ou seja, são pensados como um “manual”, por assim dizer, de o que fazer em certas situações e assim, além de facilitar para os Karateca, criar uma maneira segura de treinar  sozinhos antes de tentarem na prática.

Quem sabe faz ao vivo, mas só depois de muito treino.

Seria dizer que o Kata é uma caligrafia que você estaria lá treinando as palavras  e frases para aperfeiçoá-las e para que assim consiga utilizá-las sem ter que pensar muito em como se escreve tal coisa em um contexto maior.

Não é só o corpo que se treina com o Kata, mas também a mente. Através do treinamento árduo dos Kata, você é capaz de criar resistência mental, pensamento rápido, visão periférica, noção geográfica em relação ao seu corpo, dentre outras coisas.

Não serve para nada?

Existem muitos que pensam que o Kata é só uma coreografia que na prática não serve para nada. Que é uma balela ou besteira dos “velhos” que inventavam movimentos exagerados e que na hora “H” não vão servir mesmo para nada e que é hora de entrar no KUMITE (leia com uma voz alta e grave).

Há outros que acham que o Kata serve apenas para se exibir, mostrar habilidades de velocidade e força, mas que na hora de se defender, qualquer pessoa passando na rua poderia vencer uma luta contra quem “perde tempo” treinando Kata. 

Será que é isso mesmo? Será que os mestres de antigamente perderam tanto criando estas rotinas de exercícios só para se exibirem e mostrarem proeza física?

Kata através das artes marciais

A verdade não poderia ser mais diferente.

O Kata e a arte de passar conhecimento através de Kata não pertence somente ao Karate. Toda arte marcial tradicional se baseia em transmitir o seu conhecimento marcial através de sequências de movimentos preestabelecidos. Esta era, e continua sendo, a forma mais segura de treinar as mais diversas formas de movimentações, ataques e defesas, segundo os fundamentos das artes que as estão passando.

São através deles que se consegue treinar o corpo para que o movimento seja natural e o mais abrangente a diversos usos do mesmo. Essa naturalização é que faz com que o praticante consiga usar os movimentos de maneira automática, como instinto, o chamado mushin. Sem pensar, sem perder tempo, só agir.

saca só um “kata” do Muay Thai:

E não só nas artes marciais

karate do kata blog da oyama academy

E não é só nas artes marciais que o exercício repetido para o aprendizado é utilizado. Pense em como você aprendeu a andar,  a andar de bicicleta, a escrever, a dirigir, a nadar. Todos envolviam treinos físicos de movimentos preestabelecidos para naturalizar a movimentação, e todos primeiramente da forma mais segura possível, antes de entrar na prática.

Kata, Kihon e Kumite

karate do kihon kata kumite shotokan blog da oyama academy

Nunca esqueçam que o Karate é formado por essa tríade, e treinar apenas um dele é simplesmente não entrar no escopo completo do que é a arte. Sem o treino dos três, você não estará aproveitando o Karate e tudo que ele tem a oferecer.

Se você não está vendo o motivo de estar treinando um dos três, é porque você ainda não entendeu para que serve. 

Converse com seu Sensei e tente abrir a mente, você vai ver como o seu Karate vai evoluir.

E aí, vamos treinar?

Osu!

Fontes:

https://www.lean.org.br/artigos/198/o-que-e-kata.aspx

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kata_(artes_marciais)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Katas_do_carat%C3%AA

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/kata-a-essencia-da-arte/64760

KATA AND THE TRANSMISSION OF KNOWLEDGE (ROSENBAUM, Michael. 2004)