básico, Fundamentos, Kata, Kihon, Kumite, Shotokan, Técnicas

3 Posturas básicas no Karate

Olá, pessoal!

Uma das coisas mais importantes a se aprender no Karate são as posturas, também chamadas de bases.

São elas que nos dão estabilidade para executar qualquer técnica, defesa ou ataque, com braços ou pernas. E é a partir delas que se inicia o Kime.

Vem saber um pouco mais sobre as três posturas mais usadas no shotokan!

As posturas no Shotokan

Como já vimos aqui no blog ,o Shotokan, estilo criado pelo mestre Ginchin Funakoshi tem a maioria das bases bem baixas e alongadas visando fortalecer as pernas e estabelecer um maai (“distância de luta”) maior, enquanto muitos outros estilos possuem bases mais altas e curtas, que privilegiam lutas onde os oponentes se encontram mais próximos.

Por conta desta busca de distância e fortalecimento, a transição entre bases também dificilmente apresenta mudanças de altura, ficando sempre o Karateca Shotokan com as pernas flexionadas, mesmo quando se movimenta.

1001 posturas

O Shotokan possui diversas bases, uma para cada situação, posição do seu corpo, objetivo, etc. São muitas, porque as situações são muitas, minha gente.

Existem bases que são excelentes para quando se tem um oponente, outras para vários, algumas para espaços pequenos, outras para espaços grandes, algumas para chutar melhor, outras para dar socos mais firmes, algumas ajudam se o terreno for irregular, outras lhe ajudam a entrar mais facilmente na postura do oponente e derrubá-lo… Enfim, são 1001 posturas para 1001 situações, e como o Mestre Funakoshi falava, durante a luta elas poderiam se modificar dentro delas mesmas, criando mais variações e mais possibilidades, afinal, no treino é uma coisa, na realidade é outra.

Porém, dentro todas, existem três posturas que aparecem em praticamente todos os Kata, kihon e praticamente qualquer situação de luta.

As Top 03 Posturas do Shotokan

Primeiro, minha gente, acho que vocês já estão cansados de ler isto, porém, vai que é a primeira vez que você, incauto leitor, entra nesse blog e não tem essa informação já batida dentro do seu coração e gravada na sua memória: A língua oficial do Karate é o japonês.

Então tudo leva um nome japonês, as posturas também.

Postura em japonês é Tachi (立ち), mas quando se junta as especificações de que bases são estas, vira DACHI.

E as três Dachi mais comuns no Shotokan são: Zenkutsu Dachi, Kokutsu Dachi e Kiba Dachi.

01 – Zenkutsu Dachi

zenkutsu dachi

É sem dúvida a grande campeã em aparição no Karate Shotokan, está presente em quase todos os Kata (alô Tekki e Sochin, seu diferentões).

Mas o que quer dizer Zenkutsu, Marcela?

Simples, Zen quer dizer para frente, Kutsu quer dizer flexão e dachi, postura. Estamos falando pernas, então é simplesmente dizer que é uma postura com o joelho flexionado para frente.

Obviamente que para executá-la bem não basta flexionar um joelho para frente, na zenkutsu dachi suas pernas devem estar afastadas uma da outra na largura dos seus ombros e é um passo a frente, distando mais ou menos a largura dos seus ombros de meio entre os pés.

O peso do corpo fica mais ou menos 70% na perna da frente e 30% na perna de trás e centralizado entre elas, não é para ficar pendendo para um lado ou outro.

O pé da frente deve estar apontado para frente, porém a referência deve ser seu dedo mindinho, o dedão fica levemente para frente e seu joelho deve seguir a mesma direção do dedão. Quando ao pé de trás ele fica na mesma angulação basicamente do pé da frente.

 

02 – Kokutsu Dachi

KARATEDO OYAMA ACADEMY BLOG SHOTOKAN ALONGAMENTO FLEXIBILIDADE

A Kokutsu Dachi é a segunda base mais usada, e ela é basicamente o oposto da Zenkutsu.

Enquanto Zen significa para frente, Ko significa para trás. Então KoKutsu Dachi é postura flexionada para trás.

No shotokan esta não é a única diferença, a posição dos pés e também o tamanho da base diferem.

Os dois pés devem ficar na mesma linha, sendo o referencial os calcanhares, porém o da frente aponta para frente e o de trás aponta para o lado, formando um “L”, os joelhos, tal como no zenkutsu, seguem a linha do dedão, sempre. O tamanho dela é um pé menor que a zenkutsu.

E o peso aqui inverte, mais ou menos 70% do peso deve ficar na perna de trás e 30% na perna da frente, que também deve ficar levemente flexionada.

 

03 – Kiba Dachi

kiba dachi

Kiba Dachi, a terceira base mais usada no shotokan, é a postura do Cavaleiro, pois parece que vocês está montando a cavalo e sua grande força são resistir e contra atacar ataques vindos das laterais ou se vocês estivesse encurralado em uma parede, por exemplo.

A postura é do mesmo tamanho do zenkutsu, porém com os pés na mesma linha e ambos apontando para frente (a referência é o dedo mindinho). Lembrando que os joelhos, como em qualquer outra base, devem seguir a linha do dedão indo na mesma direção.

O peso nesta base fica balanceada entre as duas pernas, bem no meio.

Curiosidade da sensei:

O nome de Kokutsu dachi também pode ser dada à base quando se faz um zenkutsu para um lado, mas se está defendendo para o outro, como no Kata Empi.

 

E aí?

Vamos treinar?!

Osu!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bases_do_carat%C3%AA

NAYAMA. The best of KarateDo.

Deixe um comentário