Curiosidades, História, Karate, Shotokan

Gichin Funakoshi, o pai do Karate moderno.

Oi, pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre o Mestre Gichin Funakoshi, considerado o pai do Karate moderno e fundador do estilo Shotokan.

Em praticamente todas as nossas postagens até aqui temos falado muito sobre o que o Mestre Funakoshi implementou às práticas e às idéias do Karate e como isso foi difundido mundialmente e nos mais diversos estilos.

Coisas como, o sistema de graduação amplamente utilizado hoje em dia, o próprio uniforme que nós karatecas usamos, a mudança de significado do nome Karate de “mãos chinesas” para mãos vazias e toda a carga filosófica disso, dentre várias outras coisas que ainda iremos citar aqui no Blog da Oyama.

Algumas coisas, com certeza, não foram invenção dele, porém, ele foi o responsável por organizar, criar um sistema e difundí-lo, dai vem o título de Pai do Karate Moderno.

Mas quem foi Funakoshi?

GICHIN FUNAKOSHI KARATEDO SHOTOKAN OKINAWA
Gichin Funakoshi

Gichin Funakoshi nasceu na cidade de Shuri, capital de Okinawa, em uma família de classe Shisoku, classe social surgida depois da restauração meiji e que tinha origem na classe samurai, mas que não possuía nenhum privilégio, apenas a honra de descender de uma casta assim.

Funakoshi nasceu em algum momento de novembro de 1868, mesmo que o registro oficial fale de 1870. (Ele afirma em sua autobiografia que esta diferença se devia a uma alteração feita por seus pais para que ele pudesse participar em um concurso para nascidos depois de 1870.) E faleceu em 26 de abril de 1957, aos 88 anos.

Prematuro de 7 meses, com a saúde fragilizada, foi entregue para ser criado por seus avós. Seu avô havia sido um renomado intelectual confucionista, sendo, em um momento, até mesmo tutor da família real, e durante a infância de Funakoshi lhe ensinou os clássicos chineses, o que com certeza influenciou a mente do mestre e como ele enxergaria o Karate.

Foi na escola, por volta de seus 11 ou 12 anos, que Funakoshi conheceu o Karate, que na época era chamado de Okinawa-Te. Um de seus amigos do colégio era filho de Yasutsune Azato (Shuri-te), ele entraria a partir dai no mundo do Karate do qual não sairia mais.

Os Treinos

A tradição ainda dizia que o Karate deveria ser mantido em segredo, então seus treinos aconteciam na madrugada, sem chamar atenção. Foi na casa do Mestre Azato, durante esses treinos, que Funakoshi também conheceu seu outro professor, Yasutsune Itosu (Naha-Te), mais um grande mestre da época.

GICHIN FUNAKOSHI KARATEDO KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMAOs treinos eram árduos, madrugada a dentro, anos repetindo o mesmo Kata (pois na época essa era a metodologia apresentada por seus mestres) e Funakoshi, na sua autobiografia, fazia questão de mencionar que foi com o Karate que ele de fato superou seus problemas de saúde e conseguiu viver uma vida saudável. Mas também abordavam a parte filosófica da arte, conceitos de Budo, pois seus professores também eram de castas nobres e de origem Samurai. Obviamente que isto também moldou a visão de Fukanoshi sobre Karate.

Credita-se a Itosu a criação de alguns Heian e a primeira utilização de Karate como mãos vazias.

Além dos mestres Azato e Itosu, Funakoshi treinou com vários outros karatecas de Okinawa, inclusive o próprio mestre de Azato e Itosu, Sokon Matsumura.

A Divulgação do Karate

KARATE DO SHOTOKAN BLOG DA OYAMA ACADEMY
Demonstração de Karate pelo Mestre Gichin Funakoshi

Funakoshi tornou-se professor e foi aí que teve a oportunidade de inserir o Karate como parte do currículo dos alunos, começando a quebrar a tradição do segredo da arte.

Foi convidado para fazer apresentações e em uma delas, em 1921, quando Funakoshi já havia decidido dedicar a vida à divulgação de Okinawa e principalmente do Karate, o príncipe herdeiro Hirohito, de passagem por Okinawa ficou impressionado, o que gerou um convite para fazer uma apresentação em Tóquio.

Em Tóquio fez amizade com Jigoro Kano, pai do Judo, e que muito influenciou, como já citamos em outras postagens, em como o Karate é organizado hoje, e recebeu o convite de se apresentar até mesmo no Kodokan, casa do Judo.

Por conta destas apresentações foi ficando por Tóquio e dando aulas de Karate por lá, porém foi só em 1939 que teria seu primeiro Dojo, presente de seus alunos, e com os dizeres Shotokan.

Pela sua criação extremamente intelectual e forjada no budo, Funakoshi não só trabalha seu corpo, mas sua mente. Adorava escrever poesias e as assinava como “Shoto” que quer dizer “O som que as folhas do pinheiro fazem ao vento”.

Shotokan nada mais é que a casa de Shoto.

Até a próxima pessoal!

Osu!

 

Ps: Quer ver o mestre em ação já bem mais velho? Dá uma olhada aqui!

Fontes:

Karate-Do, O Meu Modo de Vida – FUNAKOSHI, Gichin.

Karatê-Do Kyohan , O Texto Mestre – FUNAKOSHI, Gichin.

https://en.wikipedia.org/wiki/Shizoku (visitado em 22/05/2018 – às 17:00h)

http://www.karate-do.com.br/sensei_gichin_funakoshi.php (visitado em 22/05/2018 – às 17:26h)

http://www.ishindo.org.br/artes-marciais/estilos-modernos/karate-do/estilos-karate/shotokan-ryu-karate/gichin-funakoshi/ (visitado em 22/05/2018 – às 17:29h)

https://www.karateceara.com.br/karate.php