básico, Curiosidades, Filosofia, Karate, Shotokan

As Cores das faixas no Karate Shotokan

Olá, Pessoal!

Na nossa postagem anterior, falamos um pouco sobre o uniforme de treino, o KarateGi, contudo deixamos de fora, propositalmente, as faixas.

Bom, e para que serve a faixa? Primeiramente, para segurar as calças, literalmente. Nos Kimonos, (as vestimentas básicas dos japoneses na época em que o Karate tomava as formas que tem hoje) a faixa realmente servia para a amarrar a roupa e segurar as calças, com o tempo assumiu outras funções, como enfeite, por exemplo.

No Karate também foi desse jeito, havia as tiras de tecido que amarravam as roupas para que elas não abrissem e as calças não caíssem (sempre interessante terminar o treino vestido, não é mesmo?), mas com as idéias de Funakoshi, as faixas tomaram outro significado.

Como já dissemos na postagem da semana passada (KarateGi), Funakoshi era muito amigo de Jigoro Kano, o fundador do Judo, o que veio a influenciar a forma como Funakoshi passaria a organizar os treinos de Karate e seu currículo.

Como a divisão em faixas apareceu?

Como funcionava? Acredita-se que antigamente, antes de Funakoshi inserir as mudanças, só havia o mestre e o aluno, sem uma classificação clara do nível do estudante da arte. Funakoshi,  que era professor, entendeu que este sistema precisava ser modificado para tornar o ensino mais didático, facilitar a passagem dos conceitos e técnicas e, com isso, a aprendizagem do Karate. Por isso adotou a ideia do Judo de divisão de faixas e níveis de graduação, que indicaria o que se deveria esperar, cobrar e ensinar para cada Karateca de acordo com seu nível.

O sistema deu tão certo que todos os outros estilos adotaram a ideia. É bem difícil imaginar uma arte marcial hoje em dia que não utilize o sistema de faixas e graduações.

Em relação as graduações ficou definido dois sistemas, o de Kyu, uma contagem decrescente (7º, 6º, 5º,.., 1º), representadas pelas faixas coloridas e o de Dan, em contagem crescente (1º, 2º, 3º, …, 10º), representadas pela faixa preta.

As Cores KARATE DO SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG KARATEGI

Mesmo que muitas vezes coincidentes, as cores escolhidas para as faixas coloridas variam muito de estilo para estilo, embora a branca e a preta sempre estejam presentes. Em alguns estilos, como o Goju Ryu e alguns estilos de Okinawa, no entanto, a faixa preta não é a última, e sim a vermelha, seguindo a ideia original de Jigoro Kano, ainda aplicado no Judo moderno.

No Shotokan, como é treinado hoje, temos, basicamente, 7 faixas coloridas e a faixa preta. Em alguns locais, e isto varia até de federação para federação, adota-se algumas faixas coloridas a mais para as crianças, para mantê-las motivadas no processo de aprendizagem que pode ser demorado e árduo.

Mas e o que as cores querem dizer? Primeiramente, a escolha é arbitrária, pessoal. Não há uma explicação pelos mestres, propriamente escrita, do porque de cada cor. Nos livros sobre fundamentos de Funakoshi e de Nakayama, por exemplo, eles não chegam nem a falar sobre as cores, apenas sobre as técnicas que deveriam ser estudadas primeiramente em cada Kyu.

Contudo, podemos aferir, pela teoria da psicologia das cores (que mostra que nós  seres humanos somos influenciados pela cultura em que estamos, imaginamos significados para as cores e somos influenciados por cada uma delas) e pelo contexto da filosofia do Karate (que falaremos mais em outra postagem) extremamente influenciada pelo Budismo, o que cada cor representa.

Ou seja, embora não tenha uma justificativa pelos mestres, podemos perceber um porque e uma lógica das cores escolhidas para cada graduação.

Basicamente, no Shotokan, temos as seguintes divisões:

7º Kyu – Nanakyū – Faixa Branca

CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG BRANCA

O branco é uma cor muito significativa no Budismo e na sociedade japonesa, de onde vem o Karate, ele simboliza a pureza, a limpeza e a ingenuidade. É a cor composta de todas as cores. Ainda não possui conhecimentos, nem técnicas, nem as malícias. Toda pessoa é um faixa branca em potencial.

6º Kyu – Rokkyū – Faixa Amarela

CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG AMARELA

O amarelo é uma cor do dinamismo e do estímulo, é um despontar de luz. É quando o praticamente começa a enxergar a magnitude do que há para se aprender no Karate, tanto física quanto mentalmente. É necessário muita energia, representada por essa cor, para continuar no caminho e dinamismo para conseguir treinar e moldar seus movimentos e técnicas. A cor amarela é capaz de estimular a concentração e o intelecto das pessoas, importantíssimo em todos os estágios do Karate.

5º Kyu – Gokyū – Faixa Vermelha

CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG VERMELHA

O vermelho é a cor da paixão, do ímpeto de ação e da vontade. No japão é a cor do sol, que sobe no céu, forte e luminoso. É quando o Karateca já tem uma noção do Karate e é necessária paixão e energia (também representada por essa cor) para seguir no caminho, para aprender. Há muita vontade, muita energia, porém ainda não há tanta técnica. Esta cor é capaz de estimular o ser humano e produzir alta intensidade e confiança.

4º Kyu – Yonkyū – Faixa Laranja

CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG LARANJA

O laranja é a junção do amarelo e do vermelho. As características são as mesmas do vermelho, porém menos impactante. Aqui o Karate já começa a colocar conceitos, a pensar, é o início da reflexão também ideológica e de uma compreensão mais ampla das técnicas. A cor laranja estimula a animação, a alegria, a sociabilidade.

3º Kyu – Sankyū – Faixa Verde

CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG VERDE

O verde já é a cor da perseverança e da fertilidade. No japão também evoca a vitalidade, energia. O Karateca já andou um longo caminho no Karate, já colhe frutos, já não é só ímpeto e vontade e demonstra e evoca força de vontade. Porém, mesmo já possuindo um bom tempo de treino, ainda é imaturo, como a cor nos diz, ainda há muito o que lapidar e aprender, técnica e filosoficamente. A cor verde nos traz, como disse, o sentimento de perseverança, essencial para o Karate. Um defeito do faixa verde, e que a cor alerta, pode ser o orgulho mal colocado.

2º Kyu – Nikyū – Faixa Roxa

CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG ROXA

O Roxo é a cor da nobreza, da sabedoria e da intimidade. É aqui que o Karateca aprende a criatividade, a quebrar ideias fechadas e simplórias sobre as técnicas e sobre o que é o Karate, por já estar treinando há um tempo considerável. Um defeito a ser vencido neste estágio de treino, e que a cor roxa nos alerta, pode ser o da arrogância. O karateca faixa roxa não pode achar que sabe tudo, tem que se esforçar para estudar e treinar mais.

1º Kyu – Ikkyū – Faixa Marrom

CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG MARROM

O marrom é a cor da responsabilidade, da seriedade, da maturidade e da estabilidade. O karateca neste estágio já está quase pronto para largar o título de iniciante. É necessário aqui vencer todos os obstáculos das demais faixas e não se deixar acomodar. É necessário todas as caraterísticas que a cor evoca para que o treino seja capaz de fazê-lo crescer para poder ser um faixa preta e iniciar uma nova fase de estudos.

1º Dan – Shodan – Faixa Preta

PRETA CORES DAS FAIXAS KARATE SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG

Primeiramente, engana-se quem acha que a faixa preta é o ponto final do Karate. Ao contrário, é o ponto de partida. Até o momento o Karateca se preparava para ingressar no estudo do caminho. Como quem aprende a juntar as letras para só aí poder começar a ler alguns textos e depois livros.

O Preto no Karate tem um significado bastante ligado com a ideia filosófica da arte: O vazio. O preto é a ausência de cores, o oposto do branco, ou seja, já não é ingênuo, já não é puro, e sim possui todo o conhecimento das coisas ruins que existem no caminho do Karate e precisa superá-las. Seguindo os preceitos do budismo, o preto é a reflexão sobre as coisas ruins do mundo e em si, descobertos em todo o percurso do Karate, e encontrar um significado, um caminho, uma compreensão disto. O vazio aqui não é se deixar ignorante, mas, pelo contrário, racional. É conseguir a paz e a tranquilidade através da reflexão sobre os problemas para todas as situações da vida.

“Black in Buddhism is not so different from Western Culture in that it refers to darkness and hate. Meditating upon hate, anger, and darkness may not seem like the path to peace, but the principle revolves around coming to an understanding. Learning, rather than revelling in the black of ignorance, is the path to clarity and truth. Black is often used as a reminder of conquest by not annihilation, but turning evil into good.

http://www.colourlovers.com/blog/2007/08/20/colors-of-religion-buddhism

Espero que vocês tenham compreendido um pouco mais sobre o Karate!

Até a próxima postagem!

 

 

Fontes:

KARATE-DO KYOHAN, O Texto Mestre (FUNAKOSHI, Ginchin)

BEST KARATE – 5 – HEIAN. TEKKI. (NAKAYAMA, M.)

https://en.wikipedia.org/wiki/Obi_(sash)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ky%C5%AB

https://www.significados.com.br/teoria-das-cores/

https://www.significados.com.br/psicologia-das-cores/

https://www.significados.com.br/cor-marrom/

Clique para acessar o REGULAMENTO%20DE_GRADUACAO%20-%20DIVULGADO%20EM%2009%20DE%20FEV%202011.pdf

http://www.religionfacts.com/black

http://buddhism.ygoy.com/2007/09/07/colors-in-buddhism/

http://www.religionfacts.com/white

http://www.colourlovers.com/blog/2007/08/20/colors-of-religion-buddhism

(todos os links visitados em 01/05/2018 entre 11:00 e 15:00h)

4 comentários em “As Cores das faixas no Karate Shotokan”

Deixe um comentário