Competições, Curiosidades, História, Iniciantes, Karate, Kata, Kumite, Shotokan

As Competições de Karate

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre as competições e fora a questão puramente explicativa de como as competições funcionam, essa postagem é um artigo de opinião minha, Sensei Marcela, e mais ou menos a visão sobre as competições que a toda a Oyama Academy possui.

Vamos lá?

Como funcionam as competições?

COMPETIÇÕES KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA

As competições, como na maioria das outras modalidades de lutas, funcionam dividindo os competidores em diversas categorias de acordo com as suas idades, graduações, pesos (quando em caso de combate) e gêneros.

Como essas divisões serão organizadas dependerá da federação  e da própria instituição que está organizando a competição. Por exemplo, pode haver categorias absolutas, nas quais não há distinção de peso ou graduação.

Estas divisões em categorias se dão para unir, em cada uma delas, pessoas que tenham idade, biotipo e graduação mais ou menos semelhantes, para deixar as disputas mais justas.

No ato da inscrição, o competidor já sabe em que categoria irá competir e quais serão as exigências daquela competição (fardamento exigido, equipamentos, etc).

As Modalidades

Há duas modalidades, geralmente, em que se pode competir no Karate: Kata e Kumite.

As competições de Kata

KATA BLOG DA OYAMA - 1

As competições de Kata podem ser individuais ou em equipe (geralmente de três karatecas) e as categorias geralmente são divididas entre os gêneros feminino e masculino, faixas etárias e em níveis de graduação. Por exemplo: Categoria de Faixas Branca e Amarela, Vermelha e Laranja, Verde e Roxa, e Marrom e Preta, mas que pode variar de federação para federação.

Há vários quesitos que os árbitros irão analisar para saber quem é o vencedor em uma competição de Kata, como base, kime, velocidade e tempo de Kata. Se quisrem, vocês podem dar uma olhadinha na postagem sobre os fundamentos do Karate (em específico o Kata) e saber mais ou menos o que um árbitro deve estar analisando em uma competição.

E se a competição for em equipe, soma-se a tudo isso a sincronia entre os indivíduos da equipe e também a aplicação do Kata (Bunkai).

As competições de Kumite (Shiai Kumite)

Kumite BLOG DA OYAMA - 1

Dependendo dos estilos e federações, estas competições podem variar bastante. Podem ser, como na maioria, por pontuação, mas o número máximo da pontuação dependerá da federação e da competição em si, como também podem ser no estilo boxe, por exemplo, vence quem fizer o nocaute ou quem os árbitros julgarem ter lutado melhor ao final do tempo ou rounds estipulados. Os dois tipos de competição, no entanto, possuem limitação de tempo para cada combate.

Outra coisa que todas as competições de Karate tem em comum é que as lutas devem ser feitas em pé. Pode até derrubar o oponente, mas apenas para efetuar alguma técnica, pois logo a luta é recomeçada.

A luta por pontuação acaba quando a pontuação determinada ao início da luta for atingida. Por exemplo: se você lutar um combate de “shobu ippon“, o objetivo é fazer um ponto no oponente. Quem fizer este ponto primeiro ganha, não importa se ainda houvesse o tempo inteiro de luta.

Agora caso o tempo de luta acabe e esta esteja empatada, há um desempate. As regras desse desempate, como as demais, variam de federação para federação, podendo ser outra luta mais curta que a primeira ou até mesmo ganhar quem fizer o primeiro ponto.

As competições de Kumite também podem ser individuais e em equipe, porém, na equipe, não é uma luta simultânea e sim a soma dos resultados das lutas dos membros das equipes, num esquema melhor de 3 ou melhor de 5, dependendo da competição.

No Shiai Kumite, acrescenta-se, normalmente, às divisões citadas nas competições de Kata, o quesito peso.

Já vimos equipes mistas em algumas competições de Kumite, mas nesse caso, os participantes masculinos lutam apenas entre eles e participantes as femininas apenas entre elas.

Resumindo:

Busca-se uma disputa entre os indivíduos de mais ou menos o mesmo nível, idade e tamanho seguindo os preceitos do Karate para encontrar quem melhor se saí.

Karate Combate

Há uma nova modalidade, que vamos falar mais em outra postagem, que se chama Karate Combate, na qual se busca trazer o Karate mais livre, focado em nocaute literalmente e sem as limitações de kime e restrições de  vários golpes que são considerados mais perigosos (embora ainda não valha puxão de cabelo, dedo no olho, golpes na virilha e na nuca). Uma competição muito similar ao MMA.

 

A importância das competições

Uma das coisas mais importantes de uma competição para o Karateca é a sensação de realidade.

É o mais próximo que se pode chegar de um combate real. Tanto em relação ao estresse mental, de não conhecer seu oponente e do que ele é capaz, como também técnico, pois muitas vezes você é surpreendido de uma maneira que não acontece no seu dojo, onde você conhece as pessoas e sabe que ninguém ali está verdadeiramente tentando te machucar.

Agir sob pressão é uma das características mais importantes a serem adquiridas por um Karateca, pois é aí que ele conseguirá manter a calma em situações de perigo, e em competições você acaba passando por isso, em um certo nível, o que lhe ajuda a se preparar para estas situações.

Fora isso, a competição foi e ainda é uma das maiores ferramentas de divulgação da arte, muito embora Gichin Funakoshi, que batalhou a vida inteira pela divulgação do Karate, a achasse um erro a ser evitado. Por isso a primeira competição de Karate Shotokan só aconteceu depois da morte do mestre Funakoshi.

É um estimulo que muitos alunos possuem para se incentivarem a treinar mais e tentar evoluir.

Além disso é uma ótima maneira de unir os karatecas de várias academias em um local só. É divertidíssimo esse encontro e gera muito conhecimento.

Antes da internet (entregando a idade, é isso aí mesmo), muitas vezes só conhecíamos novos Kata e até mesmo outras técnicas de luta vendo pessoas de outros locais/dojos, usando-os em competições.

Então as competições tem sim sua importância e todos que sentirem vontade deveriam competir pelo menos uma vez para ver como é.

 

A casca de banana das competições

Mas nem tudo são flores.

A competição também tem seu lado ruim. Quando o Karateca treina para competir e somente para isso, muitas vezes ele esquece de vários elementos importantíssimos do Karate e, por vezes, nem chega a treiná-los.

O problema é justamente esse: quando se treina porque compete e não quando se compete porque treina.

A competição não deveria ser o objetivo, mas uma consequência ou uma coisa a mais.

O que por vezes acontece é que uma pessoa que compete apenas em Kumite, para de treinar Kata, e quem compete apenas em Kata, para de treinar Kumite. Porém os dois fazem parte do Karate, os dois são itens dos pilares do Karate. E Kihon então? Às vezes quem treina só para competir nem lembra que o Kihon existe.

Quem treina apenas para shiai Kumite, não treina várias técnicas, por não serem permitidas em competições, mas que fazem parte do que é o Karate e do diferencial dessa arte.

E quem treina apenas para competições de Kata, acaba focando para sempre em um Kata apenas e não aprende outras técnicas ou por vezes não entende para que serve o Kata, não sabe o que são os golpes e aplicações e, talvez por isso, modificam o Kata para que ele fique visualmente agradável.

Outro sintoma de quem só treina para competir é abandonar o Karate quando começa a perder ou quando ganha sempre, pois perde a motivação para melhorar. Afinal, se você já é o melhor, para que treinar mais?

O Karate deveria ser uma busca incessante para ser melhor do que você mesmo todo dia. E isso é uma motivação que não deveria acabar nunca, pois a gente sempre pode melhorar.

 

E você?

Gosta de competir? Acha que é um Karateca de competição? Conhece alguém que o seja? Gosta de treinar mesmo quando não tem competições à vista? Não gosta de competir de jeito nenhum?

O importante mesmo, minha gente, é treinar! Encontrar sua motivação e ir em frente! Vamos?!

Até a próxima!

Osu!

Um comentário em “As Competições de Karate”

Deixe um comentário