básico, Kata, Kihon, Kumite, Técnicas

3 dicas para melhorar seus chutes!

Olá, pessoal!

Muita gente acha que Karate é só soco e golpe de mão aberta, e eles não poderiam estar mais enganados.

O karate, como já falei aqui algumas vezes, envolve todo o corpo. Para uma boa prática do Karate, você precisa encarar seu corpo inteiro como uma arma, e isto envolve punhos, dedos, pés, dedos dos pés, braços, antebraços, pernas, canelas, coxas, joelhos, cotovelos, etc.

E surpreendentemente para os leigos, para Funakoshi, como eles nos conta em seu Texto Mestre, o que diferenciava o Karate das demais artes não eram seus socos e golpes de mão aberta, mas a utilização de suas pernas e seus chutes.

Se você for Karateca, não vai lhe surpreender a importância das pernas, afinal, até para socar você precisa de uma base firme, e muito menos dos chutes e como eles podem ser o diferencial entre uma vitória ou uma derrota.

Mas como melhorar seus chutes?!

Como melhorar seus chutes

KARATE SHOTOKAN MAE GERI 3 DICAS PARA MELHORAR SEU CHUTE

Chutar, como falamos, é muitas vezes o que faz a diferença na hora de uma luta.

Em defesa pessoal é sempre mais sensato utilizar chutes baixos, afinal você não quer se expor a riscos desnecessários, mas um chute na cabeça na hora certa também pode funcionar.

Já em competições, chutes jodan, (na cabeça), são uns dos golpes com maior pontuação  em qualquer sistema de regras. Porque? Porque são difíceis de acertar.

Mas não importando a altura ou objetivo, há três coisas que você pode começar a fazer para melhorar seus chutes! O que é melhorar? É conseguir chutar mais alto e mais controlado, conseguindo escolher exatamente onde e com que força você vai chutar algo.

1 – Flexibilidade estática

05 DICAS COMPETIÇÃO KARATE BRASILEIRÃO CEEBK BLOG DA OYAMA ACADEMY

Já falamos aqui a importância de se alongar para os treinos. Você ter uma maior flexibilidade trás mais facilidade para todos os movimentos de pernas.

Nós também precisamos desta flexibilidade nos braços, porém elas são mais naturais, então não percebemos que nossas articulações e músculos são “azeitados”. As articulações e músculos das pernas precisam da mesma mobilidade e alcance.

Quando se tem flexibilidade, se tem maior amplitude de movimento, e não é necessário tanta força e impulso apenas para levantar a perna e você pode focar na coordenação motora. Fora que diminui a chance de você ter uma lesão e você consegue alcançar bem mais longe e bem mais alto.

Então, caso não tenham tanto tempo no treino para treinar especificamente esta habilidade física, peça ao seu professor para montar um programa de treino de flexibilidade para você. São treinos que não podem ser casados com treinos de força no mesmo dia. Você precisa estar ciente de que se você está treinando para ter as fibras musculares mais alongadas e aumentar sua amplitude de movimento, você não pode, no mesmo dia, forçar a contração das mesmas, pois isto poderia gerar uma lesão.

2 – Fortalecimento muscular (flexibilidade dinâmica)

alongamento dinamico

Parece algo óbvio, mas nem sempre as pessoas entendem que precisa ter pernas fortes, para conseguir chutar.

Este tipo de treino não é especificamente para hipertrofia, é para fortalecer a musculatura mesmo possuindo um alongamento maior. É, por exemplo, conseguir levantar a perna, sem auxilio de outra pessoa até acima da sua cabeça controladamente.

Aqui você adquire controle do músculo e das suas pernas, podendo levantá-las na altura que você gostaria.

Eu deixei separado e com este nome, mas na verdade faz parte de um tipo de treino de flexibilidade desenvolver esta habilidade. É a flexibilidade dinâmica. 

Você pode desenvolver essa resistência e força muscular com exercícios específicos do karate e até de musculação. Novamente, peça ajuda ao seu sensei ou ao instrutor da academia onde você malha para montar um esquema de treino que você possa fazer em casa.

Mas um exemplo do tipo de exercício que você pode fazer é se segurar em uma barra ou cadeira e tentar chutar lentamente o mais alto que você conseguir com a forma correta do chute. Com o tempo vai ficando mais fácil e você consegue chutar mais alto e mais controlado.

3 – Treino de Alvo

Ao mesmo tempo que você fortalece as fibras musculares curtas e longas e consegue maior amplitude de movimento, você pode treinar alvo. Tentar chutar especificamente num ponto e com a força que você escolher. A princípio é até bom que chute fraco, para conseguir usar o controle da perna e não só o impulso para que a perna chegue no local do chute.

Treinar alvo é treinar a coordenação motora, é além de ter as fibras musculares fortes, tê-las trabalhando em conjunto, contraindo e relaxando de maneira uniforme. Quando se tem o controle de alvo é muito mais fácil colocar força por trás dos chutes.

Por isso, quando tiver treino de alvo na sua academia, tente fazer o que o professor está falando e tente mirar direitinho, com o maior controle que você conseguir no movimento!

 

E, aí?!

Vamos treinar?!

Osu!

Fonte:

KARATE-DO KYOHAN: O Texto Mestre. (FUNAKOSHI, Gichin. 1957.)

https://brainly.com.br/tarefa/8081257

Deixe um comentário