básico, Equipamentos, Karate

Como manter seu KarateGi sempre branquinho

Olá, pessoal!

Não é segredo para ninguém que nós Karatecas utilizamos um kimono específico, o chamado Karate Gi, para treinar e que ele deve ser branco. O que talvez seja um segredo para muitos é: Como mantê-lo sempre branquinho?

É um verdadeiro horror para um Karateca: você compra um Karate Gi, cuida bem dele, adora treinar com ele e de repente, ele começa a perder o brilho, fica acinzentado ou muitas vezes assume um estranho tom amarelo. Uma tristeza.

Como fazer para prolongar ao máximo a cor branquinha do seu KarateGi? Vem comigo que separei algumas dicas bacanas de como manter seu Kimono branquinho por mais tempo!

A Saga do Karate Gi

Todo Karateca sabe como é ter um KarateGi que de repente fica cinza e com aquelas manchas amareladas suspeitas na axila e principalmente na lapela onde o casaco toca o pescoço.

É uma tristeza, e de repente seu KarateGi favorito não é mais tão bonito.

Todos sabemos como encontrar um KarateGi confortável que permita todo tipo de movimento e que tenha um caimento bacana no seu corpo nem sempre é fácil, nem barato, por isso, quando encontramos um, tendemos a utilizá-lo muitas vezes seguidas.

O legal de um KarateGi de qualidade é que ele tende a durar muito, mas muito mesmo, eu mesma tenho alguns que tem mais ou menos 10 anos, e eu ainda os uso para treino!

O maior problema em relação a sua durabilidade não é o tecido ou a costura, é mesmo mantê-lo branco, porque esta é uma das cores que mais rapidamente perde seu brilho e facilmente amarela.

Mas não entre em pânico! Trouxe aqui para vocês algumas dicas para conservar seu KarateGi branquinho e, caso ele já esteja amarelado, tentar dar um jeito nisto ou pelo menos uma amenizada.

O Seu KarateGi branco, mais branco!

Como manter seu KarateGi branco por mais tempo blog da oyama
Cegando os colegas com o branco do seu kimono

 

Manter o KarateGi branco é sempre um desafio e algo que alguns karatecas sempre me perguntam como conseguir isto, eu tenho meus truques, mas para fazer a coisa direito, fui perguntar ao pessoal da Matsu KarateGi, que é de Brasília e especialista em fazer KarateGi, e também a Personal Organizer Gabriela Osterno, que me deu umas dicas bacanas de como tirar as manchas que já estavam lá!

Prevenção anti-manchas

Aquela máxima “mais fácil previnir do que remediar” vale para tudo, inclusive para o seu KarateGi. Então antes que ele comece a parecer um pergaminho do Egito antigo, aqui estão umas dicas que o Guilherme da Matsu me deu (algumas delas estão no site deles também):

1) Tome banho antes de vestir o KarateGi.

Como manter seu KarateGi branco por mais tempo blog da oyama

Parece besteira, mas tirar um tempinho antes do treino e tomar um banho, pode fazer a diferença! As vezes nem percebemos, mas suamos durante o dia e acumulamos sujeiras na nossa pele, e se vestirmos o KarateGi por cima disso, ele vai absorver tudo!

Então além dos seus amigos de treino agradecerem que você chegou com cheirinho de sabonete, seu kimono também agradece.

2) Lave seu KarateGi depois de TODO treino.

lavar toda vida!

“A acidez do suor é corrosiva para as fibras do tecido, por isso, lave-o do avesso e após cada treino.”

Eu sei que muitas vezes é difícil fazer isso, até mesmo pelo tempo, às vezes você treina a noite e é difícil chegar cansado e ir colocar qualquer coisa que seja para lavar, mas não deixe de fazê-lo pelo menos no outro dia de manhã, e, enquanto não chega o momento da lavagem, a dica de baixo ajuda!

3) “Após ser usado, não o deixe em local fechado como bolsa, mochila, cesto ou armário.”

bolsa não

“Desta forma, você evitará a proliferação de bactérias que causam mau cheiro. Se não conseguir lavar logo após o treino, o estenda em local arejado até secar.”

Além do mau cheiro, seu suor ainda vai ficar lá fermentando, gente, pensem nisso.

Eu geralmente coloco ele em um cabide e penduro na janela, passa a noite pegando um ventinho e no outro dia é só jogar na máquina. Dá super certo e é pouquíssimo trabalho.

4) Lavar a mão dá mais trabalho, mas é melhor.

Como manter seu KarateGi branco por mais tempo blog da oyama

 

“A lavagem na máquina é opcional, porém, prefira lavá-lo à mão e utilizar sabão neutro ou sabão de coco, esfregando bem as partes que mais mancham (axila, gola, manga e barra da calça).”

Mas uma coisa em que eu e Guilherme concordamos, se você não sabe muito bem como lavar à mão, ou não tem tempo para dedicar, é melhor lavar na máquina mesmo e, se possível, só passar um sabãozinho de coco nessas áreas mais críticas citadas ali em cima.

Eu mesma, por exemplo, só lavo na máquina.

5) “Nunca utilize alvejantes, principalmente os que são à base de cloro.”

ALVEJANTE

“Eles deterioram as fibras do tecido diminuindo assim sua resistência.”

Resistam a tentação ao máximo. Mas é claro que em alguns casos os alvejantes podem ajudar muito, quando, por exemplo, as manchas já existem e já são persistentes. Mas enquanto ele estiver branquinho e o sabão de coco der jeito, evitem.

Agora em qualquer caso, JAMAIS utilizem alvejantes a base de cloro, eles sim amarelam o tecido. É um despropósito aquilo ali.

Digam não ao alvejante de cloro!

6) “Lave-o sempre com água fria.”

lavar em água fria

“A água quente faz com que a sujeira e manchas de suor ou sangue se fixem no tecido.”

A água quente dilata o tecido e permite que a sujeira entrem mais ainda nas tramas dele, então sempre usem água fria ou natural, que fecham as tramas e fazem com que a sujeira escorreguem para fora do seu KarateGi.

7) “Seque-o sempre à sombra, em local ventilado e arejado.”

secagem_sombra

“Não o coloque no sol ou na secadora. Altas temperaturas além de ressecarem as fibras, diminuindo sua resistência, podem queimá-las, deixando o tecido amarelado.”

Mesmo que você tenha treino logo, logo, não caia na tentação de tentar acelerar o processo de secagem do seu karategi, deixe na sombra e no vento, descansando. Se possível, com um copo de água de cocô. (essa parte não, né, gente? foi só piada)

8) “Guarde-o limpo em armário ou cesto fechado.”

karate_uniform_folded

“Em local aberto, a poeira poderá penetrar no tecido, sendo difícil retirá-la.”

Nada de deixar o KarateGi no varal por três dias seguidos esperando o fim de semana acabar, pessoal. Secou? Guardem logo.

9) “Tenha uma quantidade de karategi compatível com sua rotina de treinos.”

Como manter seu KarateGi branco por mais tempo blog da oyama
Por tempo de uso, do mais próximo para o mais distante: 1 mês, 1 ano e 12 anos.

“Se você treina muitas vezes por semana, é necessário que tenha no mínimo dois karategi. Desta forma, sempre que necessário você poderá lavar um deles e treinar com o outro.”

O investimento é maior, mas eles vão durar muito mais do que se você tiver só um.

DICAS BONUS DA SENSEI MARCELA: Passe o desodorante alguns minutos antes de colocar a parte de cima do seu KarateGi, dessa forma ele seca bem e não suja a parte interna da axila do casaco. Tem também aqueles desodorantes que são próprios para roupas brancas e que alega não deixar manchas.

Já tá manchado, e agora?!

Como manter seu KarateGi branco por mais tempo blog da oyama
Bicarbonato de Sódio, o herói.

Calma, não entre em pânico!

Talvez não dê para ficar 100% branquinho, mas dá para pelo menos melhorar!

Temos duas dicas que são bem parecidas, uma da Personal Organizer Gabriela Osterno, que foca na limpeza como um todo do KarateGi, e uma do Guilherme que fala de manchas localizadas. E a coisa que eles tem em comum é o bicarbonato de sódio.

Mancha localizada:

Segundo o Guilherme, sempre que ele fica com a mancha amarelada na axila, ele espalha bicarbonato de sódio na área e depois joga vinagre de limão.  É tiro e queda!

Limpeza generalizada:

Já a Gabriela Osterno dá uma dica que serve não só para as manchas localizadas, mas quando ele já está amarelado como um todo.

Aqui para vocês um passo a passo que ela me passou:

1) Lave o KarateGi normalmente.

2) Colocar de molho na água quente (como ele já está limpo e vai ser adicionado outros produtos, soltar a fibra ajuda a soltar a sujeira já fixada), pouco sabão líquido e bicarbonato (ou, nesses casos mais extremos, se você não tiver bicarbonato, ou ele não funcionou, pode até ser um alvejante SEM CLORO)

3) Deixar de molho nessa solução por cerca de cinco horas.

4) Depois destas cinco horas, trocar a água quente por uma nova e deixar de molho até o dia seguinte somente com o bicarbonato OU o alvejante SEM CLORO.

5) Lavar o KarateGi de novo da maneira usual.

Fiquem atentos e não se desesperem se não der certo de primeira, ela alerta que esse procedimento talvez tenha que ser feita algumas vezes se a mancha for antiga e resistente. Vai dar certo!

 

É isso aí, pessoal!

Espero que essas dicas ajudem a manter o KarateGi de vocês sempre branquinho!

E qualquer dúvida ou sugestão, é só mandar!

Vamos treinar?!

Osu!

Fontes:

Entrevista com a Personal Organizer Gabriela Osterno

Entrevista com o Sensei Guilherme da Matsu

https://matsukarate.com.br/

How To Wash Your Karate Gi

Deixe um comentário