dojo kun, Fundamentos, Karate, Kata, Niju Kun, Shotokan, Técnicas

Shotokan – Um estilo de Karate

Oi, pessoal!

Já falamos aqui sobre várias coisas e sempre batemos na teclado de praticarmos o estilo Shotokan, mas… o que é isso, não é mesmo?

Hoje vamos fazer uma pequena exposição do que são os estilos de Karate e em especial do Shotokan.

Vem com a gente!

Karate e seus estilos

Bom, para começar a falar sobre Shotokan, deve-se fazer primeiro uma explicação do que são os estilo (Ryu). Nós já falamos sobre o que é o Karate e de onde ele veio aqui no blog, e vocês podem dar uma olhadinha lá, caso estejam curiosos ou tenham esquecido alguma coisa.

Nós não vamos examinar aqui qual o melhor estilo, pois isso não existe. Todos possuem suas fraquezas e forças e tudo vai sempre depender do praticante.

O karate em si é uma só arte, a arte do caminho das mãos vazias, como renomeou Gichin Funakoshi, o fundador do estilo Shotokan, os estilos, na verdade, se formaram a partir da ênfase e da forma de lutar e praticar Kata de seus grandes mestres e, por consequência, seus discípulos. Ou seja, o que cada um achava ser mais importante e que deveria ter mais atenção e ser mais repetido, o que funcionava mais em uma luta em suas experiências, etc.

Para deixar mais claro é importante falar que todo Kata (forma) se propõe focar no treino de um aspecto específico ou grupo de técnicas específicas da arte, por exemplo, focar no treino do equilíbrio (Gankaku),  ou da parte superior do corpo e a geração de força sem a movimentação das pernas (série Tekki), ou de técnicas de explosão e força contra uma fortaleza de inimigos (Bassai dai e Bassai sho) dentre vários outros aspectos presentes no mundo que é o Karate.

O que mudaria nos estilos, como já falamos, é a ênfase em certos movimentos e técnicas e a forma como cada mestre preferia e praticava estes fundamentos.

Quer um exemplo? Aqui embaixo temos dois vídeos no qual podemos ver o kata “bassai dai” ou “passai dai” (na nomenclatura antiga, antes de Funakoshi propor as mudanças de escrita e significado) nos estilos Shotokan, Shito Ryu e Wado Ryu. Eles possuem diferenças, mas no geral, são bastante similares.

Poderíamos dizer que a ideia do Kata é a mesma, pois a origem, ao que tudo indica, é a mesma e o objetivo é o mesmo, porém a forma como é executado, isso é, o estilo, e o como o objetivo é atingido, difere. 

Nós não vamos também entrar aqui em tantos detalhes sobre as diferenças dos estilos, nem falar sobre suas origens, pois o tópico é muito extenso para uma postagem só, com o tempo apresentamos para vocês aqui no blog com mais detalhes.

O que proponho que façamos aqui hoje é só dar uma olhada no que caracteriza o Shotokan em frente aos demais estilos.

De onde veio o nome Shotokan

GICHIN FUNAKOSHI KARATEDO SHOTOKAN MUSHIN
Gichin Funakoshi, pai do Karate moderno

É bem interessante notar que na concepção de Funakoshi, o pai do Karate Moderno, não existia essa questão de estilo, ele praticava Karate e o pensava como um todo, tanto que suas propostas de modificação de nomenclatura, vestimenta, didática, não se referia e nem pretendia criar um estilo, e sim aperfeiçoar uma técnica e fortalecer uma filosofia.

Quem criou o nome Shotokan e construiu o dojo com ele, foram os alunos de Funakoshi. Como já falamos aqui, Shotokan quer dizer “casa de Shoto” e Shoto era o pseudônimo com o qual Funakoshi assinava seus poemas.

Talvez lá naquele momento, seus alunos também não tiveram a intenção de criar um estilo, mas sim homenagear seu professor ao reconstruírem o dojo que havia sido destruído durante um bombardeio na guerra.

 

Shotokan e o que o diferencia

SHOTOKAN TORA NO MAKI KARATE DO BLOG DA OYAMA

Mesmo que Funakoshi não tenha pretendido criar um estilo, o fato é que acabou criando o que hoje é o estilo mais famoso, mais difundido e mais treinado no mundo. O conjunto de suas ideias filosóficas, bem expostas no niju kun e dojo kun e todo o copilado de modificações que ele e seu filho fizeram nas técnicas compuseram um estilo diferenciado e facilmente identificável.

Poderíamos até dizer que muitas das modificações de técnicas, na verdade, foram feitas pelo seu filho Gigo Funakoshi, que morreu jovem, mas que foi um grande expoente e estudioso do Karate.

Vamos listar algumas das características técnicas que diferem o Shotokan dos demais:

01 – Neko-ashi-dachi x kokutsu-dachi

Há diversas lendas de o porque de várias modificações terem ocorrido, por exemplo, há quem diga que Gichin Funakoshi, por treinar no dojo de Jigoro Kano, ao fazer demonstrações contra lutadores de Judo, para deixar a luta mais justa para os judocas, trocou todas as neko-ashi-dachi dos Kata pela kokutsu-dachi, para que os chutes saíssem mais lentos. Se isso é verdade ou não, não podemos provar.

A verdade é que de fato no Shotokan a grande maioria das neko-ashi-dachi, foram substituídos pela kokutsu-dachi.

As grandes diferenças entre estas bases são:

  • Tamanhos – A Kokutsu-dachi é maior que a Neko-ashi-dachi.

  • Colocar o pé todo no chão ou não – Na kokutsu-dachi os dois pés inteiros estão firmemente tocando o chão, na neko-ashi-dachi, o pé da frente só toca ou com a ponta do dedão ou com o koshi (a almofadinha do pé), ficando o peso praticamente todo na perna de trás.

  • Posicionamento do peso do corpo – na kokutsu-dachi o peso fica mais ou menos 70% na perna de trás e 30% na fa frente, na neko-ashi-dachi, o peso fica praticamente todo na perna de trás.

  • Quadril – A kokutsu-dachi não é feita com o quadril de frente, sempre de lado. A neko-ashi-dachi comporta as duas formas.

02 – Tamanho das bases

Aqui nós temos influência direto de Gigo Funakoshi, que era defensor da utilização de bases maiores e mais baixas que buscavam ao mesmo tempo treinar mais as pernas, forçando-as mais, e ter mais estabilidade.

Não é que necessariamente se utilizaria bases tão grandes durante uma luta, mas ao praticá-las, se fortaleceria mais as pernas.

03 – Técnicas “maiores”

As técnicas no Shotokan são feitas de maneira alongada, treinando com movimentos maiores do que outros estilos, porém isso as deixa mais adaptáveis, é mais fácil diminuir o percurso de um soto-uke conforme a necessidade aparece do que aumentá-lo se você não estiver acostumado.

04 – Alternância de altura

No Shotokan, diferentemente de outros estilos, não se faz muita alternância de altura, na verdade, sempre devemos fazer o maior esforço de não subir nem descer quando nos movimentamos, a ideia é manter o vetor em uma direção só.

Não é que não haja movimentos em que subimos e descemos, mas a regra geral, é que não se faça isso.

05 – Um estilo de média e longa distância

Outra diferença é que nosso estilo é um estilo que se propõe a lutar prioritariamente em média e longa distância ao oponente. O que reforça ideia de não ter muita mudança de altura nas movimentações e ter as bases mais alongadas, para aumentar o alcance das técnicas.

Mas lembrem-se, isso não quer dizer que não treinemos técnicas de curta distância, só que o foco é que não deixem chegar a isto.

06 – Um estilo predominantemente Shorei

Não que não tenhamos características Shorin, porém o Shotokan se baseia bem mais em técnicas fortes e pesadas e que finalizam objetivamente uma luta com um potente golpe.

07 – Criar intuito de esforço

Eu sei, este é um dos pontos do dojo kun, mas tecnicamente ele faz muito sentido no nosso estilo.

Shotokan é um estilo difícil  de ser dominado fisicamente, exige muito preparo físico, além de mental, e para ser bom nele, como disse Jesse Enkamp do blog Karate Nerd, não dá para enrolar ou enganar, tem que treinar duro e repetir sempre.

Tudo é Karate!

Como vimos, são algumas diferenças que saltam aos olhos mesmo para os leigos e que muitas vezes são até motivos de críticas ao nosso Shotokan por parte de praticantes de outros estilos.

Contudo, para compreender de fato o que é o estilo Shotokan, é preciso conhecê-lo muito mais a fundo do que o descrito aqui. É necessário praticá-lo e estudar seus preceitos filosóficos e técnicos, e depois de se sentir seguros quanto a eles, pesquisar além nos demais estilos e entender suas diferenças.

O que é precisamos lembrar, acima de tudo isso, é que, embora focos e ênfases diferentes, tudo é Karate e estamos todos no mesmo caminho para o aperfeiçoamento da arte e de nós mesmos.

Você consegue identificar essas diferenças? Consegue pensar em mais alguma? Dá uma olhada nos vídeos abaixo, por exemplo, e conta pra gente!

 

E aí, vamos treinar?!

Osu!

 

Fontes:

Karate-Do, O Meu Modo de Vida – FUNAKOSHI, Gichin.

Karatê-Do Kyohan , O Texto Mestre – FUNAKOSHI, Gichin.

https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_karate_styles

http://www.karatebyjesse.com/shotokan-karate-the-4-strengths-of-the-worlds-most-popular-style/

https://en.wikipedia.org/wiki/Shotokan

http://www.karatecolombes.fr/en/what-is-the-very-best-style-of-karate/

https://www.quora.com/What-are-the-styles-of-karate-and-how-do-they-differ

https://adamlearnsshotokankarate.wordpress.com/characteristics-of-shotokan-karate/

http://karatemaine.com/what-is-shotokan

5 comentários em “Shotokan – Um estilo de Karate”

Deixe um comentário