Fundamentos, Karate, Kumite, Shotokan

Técnicas de Kumite – Go no Sen, Tai no Sen e Sen no Sen

Oi, pessoal!

Em uma de nossas postagens, trouxemos para vocês uma breve explicação sobre os três pilares do Karate: Kihon, Kata e Kumite. (Estão lembrados? Se não, deem uma olhada lá!)

Hoje nós vamos nos aprofundar um pouquinho mais no fundamento do Kumite, que é a luta propriamente dita, com algumas técnicas e estratégias que se pode utilizar em um combate.

Vamos lá?!

Kumite (組手) – um tópico muito amplo

Gente, como tudo no Karate, o tema Kumite é muito amplo e jamais conseguiria ser abarcado em toda a sua magnitude em apenas uma postagem e nem mesmo os temas que vamos abordar aqui hoje estarão esgotados. Há sempre mais coisas para serem ditas e para aprender.

E o que nós vamos focar, hoje, é apenas a estratégia sobre como lidar com o ataque e a intenção de ataque do seu oponente e saber ou decidir a hora certa de fazer o seu contra-golpe ou ataque. Ou seja, a questão aqui é sobre tempo.

Simples, né?

Quase.

Pode até parecer fácil, mas decidir que tipo de estratégia e como você vai agir depende de vários fatores desde o conhecimento de suas próprias capacidades,  da capacidade do seu oponente, do ambiente onde está havendo o confronto, quantos oponentes são, etc.

Mas calma, gente, também não é um bicho de sete cabeças.

Zanshin (残心)

Antes de mais nada, um conceito que deve ser reforçado é o “espírito de luta”, ou a atenção, que todo karateca deve ter em todos os momentos. É o estar preparado e atento, podendo reagir da melhor maneira possível e resistir e persistir a tudo que encontrar pelo caminho.

Então, possuindo a atenção correta, se pode depois disso decidir o tempo correto de reagir, seja com um ataque, uma defesa ou uma esquiva.

Go no Sen (後の先)

Go no Sen, ou pós-ataque, talvez seja o mais clássico sistema de “timing” , é talvez o mais seguro quando não se conhece o oponente e não se sabe se ele é mais rápido do que você.

Ele consiste em o oponente lançar o seu ataque, você sair e defender e depois contra-atacar, ou seja, é uma situação de dois tempos, o tempo do ataque do oponente, o qual você defende ou esquiva e o tempo do seu contra-ataque.

Ele é mais lento, mas é mais seguro em relação a esquivar do golpe do oponente.

De-ai (出合い)

Deai é contra-atacar e conseguir golpear o seu oponente depois que ele iniciou o ataque, porém antes que ele consiga efetuar de fato.

Aqui, como nos próximos dois conceitos, é necessário muita atenção e velocidade, pois você ataca depois do oponente, porém antes do ataque dele ser completado.

As técnicas de Tai no sen e Sen no Sen pertencem a esse tipo de tempo de luta e o termo deai serve de termo guarda-chuva para eles.

Tai No Sen ou Sen no Sen (先々の戦)

Você pode encontrar vídeos e textos se referindo a mesma coisa com estes dois nomes, o que pode ser um pouco confuso, mas os dois se referem a um tipo de tempo de luta onde você reage ao movimento de ataque do inimigo.

Tai no sen, ou pré-ataque, seria, como falamos no Deai, reagir ao inicio do ataque do oponente, porém antes que ele consiga desenvolvê-lo todo. É uma situação de um tempo e meio, porque você inicia a sua ação quase simultaneamente a do seu oponente, porém mais rápido e depois dele.

Sen no Sen ou Sensen no Sen (先々の戦)

(no vídeo acima há os três tipo, e o sensen no sen aos 3:06 min)

Encontramos a mesma confusão nesse conceito, é possível encontrar vários documentos que se referem a essa técnica de tempo com os dois nomes, porém o que vale mesmo é compreender o que ela é e como fazê-la.

O Sensen no sen, ou ante-ataque, é reagir à intenção do ataque e não necessariamente ao inicio dele. Quando se treina é possível perceber, mesmo quando o golpe ainda não foi iniciado, a intenção dele e é aí que se toma a ação. É uma situação de um tempo só, no qual você consegue efetuar sua ação antes que a intenção do seu oponente se torne ação.

É o mais difícil de atingir, pois exige enorme concentração, técnica, percepção e velocidade do karateca.

No Karate não há o primeiro ataque – (空手に先手なし – karate ni sente nashi)

Se você reparar bem, todos os tipos de tempo aqui explicados se aplicam a reação, é porque no karate não há o primeiro golpe, filosoficamente, apenas reagimos a agressão alheia, não a iniciamos.

Num campeonato isso também se configura, pois ao iniciar um Kumite, encontro de mãos, não há o sentido de agressão propriamente dito, há o respeito e a intenção de pontuar. E poderíamos dizer que os ataques são sempre reações a noção de já sabermos que o nosso oponente tem a intenção de atacar também.

 

É isso aí, pessoal!

Vamos treinar?

Osu!

 

 

fontes:

https://www.lionelfroidure.com/go-tai-et-sen-no-sen-jeudi-karate-video/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sen_no_sen

https://en.wikipedia.org/wiki/Go_no_sen

https://pt.wikipedia.org/wiki/Go_no_sen

https://www.karatedo.asia/kumite/go-no-sen-sen-no-sen-tai-no-sen/

http://assokat.blogspot.com/2011/06/as-tecnicas-do-karate-parte-3-go-no-sen.html

http://ulissessampaio.blogspot.com/2017/06/tecnicas-de-kumite-se-no-sen-go-no-sen.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sensen_no_sen

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tai_sabaki

http://www.shotokanplanet.org/2009/10/go-no-sen-tai-sen-and-de-ai-102909-thursday-karate-class/

4 comentários em “Técnicas de Kumite – Go no Sen, Tai no Sen e Sen no Sen”

Deixe um comentário