Competições, Fundamentos, Karate, Koshi Kaiten, Kumite, maai, Shotokan, Técnicas

03 dicas para melhorar seu Gyaku Zuki

Olá, pessoal!

Uma das técnicas mais usadas pelos Karatecas tanto para atacar quanto para contra-atacar é o famoso Gyaku Zuki (soco invertido ou reverso).

É um dos primeiros socos que aprendemos e seguimos com ele pelo resto de nossas vidas.

Mas como fazer dele uma arma ainda mais eficiente?

Mas o que é um Gyaku Zuki?

Como a maioria de nós sabemos, ou se você for um novato ou apenas um curioso praticante de outra arte marcial (ou da arte sofá ryu), o Gyaku Zuki é o soco executado com a mão de trás e oposta a perna que está a frente na base. É o famoso “direto” do boxe.

GYAKU ZUKI.png

É, como já disse, um dos movimentos mais comuns e utilizados no Karate. É talvez o contra ataque mais executado.

É um soco que sai da posição hanmi, ou seja, em 45º em relação ao oponente, e utiliza o giro do quadril junto ao movimento do braço que golpeia, ou seja, é jun kaiten, para ficar no fim em shomen, se você busca a maior força, ou em gyaku hanmi, se você busca um maior alcance.

Mas como fazer com que ele fique mais eficiente?

03 Dicas para melhorar seu Gyaku!

Para deixar seu Gyaku mais rápido e mais potente é muito importante ter em mente os fundamentos do soco, mas também adaptá-lo às situações que se apresentam.

De qualquer forma, aqui vão 3 dicas que podem ajudá-los!

1 – O soco vem do quadril

É uma tecla que sempre vale a pena ser batida. Nenhum golpe deve sair sem ser do quadril, ou então ele só terá a força do membro utilizado. E no caso do gyaku, ele é talvez o maior responsável pela velocidade do soco. Saber jogar o quadril ao executar o soco pode deixá-lo muito mais rápido e com certeza mais forte.

O segredo está na coordenação entre quadril e braço.

Obviamente que deve-se adaptar à distância em que se luta, se estiver muito próxima e seu objetivo é marcar um ponto em shiai kumite, que não admite socos de braço curvado (kage zuki, por exemplo), não jogue o quadril, apenas o braço, para que o movimento não fique curto.

2 – A mão deve sair de onde ela estiver

Um dos maiores problemas com qualquer soco é a mania contra-produtiva de se jogar o braço para trás, para só então lançá-lo ao alvo. Isto faz com que o movimento fique mais lento e em alguns casos, mais fraco.

A melhor coisa a se tentar fazer é lançar os ataques sem se reposicionar antes, lute ou esteja em uma posição confortável para se disparar qualquer técnica.

Se você vai lançar um Gyaku como ataque, go no sen ou sen no sen, você precisa socar de onde a mão estiver, corrigindo o movimento para efetuar o Gyaku. Ajuda bastante se você já possuir uma guarda com os cotovelos para baixo.

3 – Se em deslocamento – A mão deve chegar ou antes ou ao mesmo tempo da perna da frente

Se você fizer o gyaku com soreashi (arrastar os pés para frente, sem trocar a perna que fica a frente), via de regra, o punho deve chegar ao alvo pelo menos ao mesmo tempo que a perna chega, e se possível, antes.

Chegar a perna antes pode apenas lhe fazer entrar na distância do seu oponente e lhe deixar suscetível a um golpe. E a não ser que você esteja fintando e usando essa tática propositadamente, é mais interessante fazer o movimento de perna e braço chegarem ao seu fim simultaneamente.

É isto!

São 03 dicas simples que podem ajudar a evoluir seu Gyaku! No começo pode ser difícil sincronizar quadril, braço e pernas e tentar sair de onde está para o ataque, mas com algumas repetições se pega o jeito!

Vamos treinar?!

Osu!

 

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Gyaku-zuki

https://karate-blog.com/gyaku-zuki-coup-de-poing-du-bras-arriere/

Deixe um comentário