Bunkai, Curiosidades, Filosofia, Fundamentos, Karate, Kata

Ikken Hissatsu – um golpe e fim.

Olá, pessoal!

Você sabia que no Karate, em todos os seus estilos, originalmente a ideia seria que todo e qualquer movimento, seja ele defesa ou ataque, deveria ser o suficiente para terminar a luta?

Por que isso? Porque nunca se sabe se será possível dar um segundo golpe, se você conseguirá resistir a qualquer coisa que o seu oponente jogue contra você, seja um soco, um chute, uma cadeirada, enfim, tudo que você possa ou não imaginar.

E o que isso quer dizer e como isso se refletia (e ainda se reflete) no treino de Karate? Vem com a gente!

Defesa Pessoal

O Karate, antes de mais nada, foi criado como um método de defesa pessoal. É um conjunto de técnicas e formas de como se defender dos mais variados tipos de assédio e agressão física e, posteriormente, quando a arte deixou de ser somente um jutsu (apenas técnicas) e se tornou um do (caminho), mental.

O objetivo máximo era sobreviver a agressões na rua ou em qualquer lugar, principalmente se pensarmos no contexto de proibição de armas que imperou na ilha japonesa de Okinawa, o berço do Karate, durante o domínio chinês. Era necessário conseguir se defender sem utilizar nenhuma arma que não seu corpo.

Então, ao contrário de esportes de luta no quais se marca pontos ou em que o objetivo é mostrar maior habilidade, o que interessava ao Karateca era sobreviver a ataques de qualquer tipo de pessoa (ou pessoas, nunca se sabia se seria um só) portando ou não algum tipo de arma.

Como não se sabia contra quem ou contra quantos se lutaria, se a pessoa era mais forte, mais rápida ou se tinha alguma arma escondida, o Karateca devia ser extremamente objetivo e direto, treinar o máximo possível para que a situação fosse resolvida rapidamente e se possível, com um só golpe, afinal, não se sabia se seria possível desferir outro.

Ikken Hissatsu (一拳必殺)

E é daí que vem o Ikken Hissatsu, que literalmente significa um golpe, uma morte. O termo vem do Kenjustu, arte que utiliza a espada, no qual de fato é possível matar um oponente com apenas um movimento.

ikken Hissatsu Karate Shotokan Blog da Oyama
Kenjutsu

Porém, mesmo com este nome, sabemos que é muito díficil (não vou dizer que é impossível, porque pode sim acontecer em alguns casos extremos onde os planetas se alinham e o espírito de Funakoshi intervém) uma pessoa matar outra com apenas um golpe sem usar armas, não importando a diferença de peso entre os dois oponentes.

A ideia do ikken Hissatsu no Karate para mim, como para o sensei Jesse Enkamp é muito mais filosófica, tem que se pensar que cada golpe deve ser o último, deve ser definidor, deve acabar o embate. Se foi porque quebrou o braço do oponente, a traqueia ou porque ele simplesmente desistiu depois de tomar um soco potente, não importa. O que importa é que você conseguiu se defender e terminou a luta o mais rápido possível.

Ou seja, o que conta é golpear como se fosse para matar, com o maior kime possível e assim estar seguindo a filosofia do ikken Hissatsu. Afinal, quanto mais tempo se passa em um combate, maiores as chances de você mesmo sair machucado ou não sair dele vivo.

Treinando o Ikken Hissatsu

Mas no que este conceito mudaria a forma de treinamento do Karate?

Justamente por acreditar que cada golpe deveria ser executado de maneira para finalizar o combate, deveria haver um modo de treinar com toda força e toda a velocidade possível do praticante, para que estas técnicas pudessem ser naturalizadas com toda a força e velocidade que elas demandam para serem resolutivas e conseguirem terminar um combate em apenas um golpe.

Mas como fazer isso sem aleijar, matar ou assustar os coleguinhas de treino?

A resposta, meus caros, é o Kata.

É para isto que ele serve, para que se consiga treinar as mais diversas técnicas com o máximo de força, velocidade e kime possível em cada uma delas.

Mas então nunca se pode bater em algo? Claro que pode, mas aí que entra batedores, sacos de pancadas, makiwara, etc. Só que estes não revidam então não devem ser o único método de treino, é um sistema.

Obviamente que para completar o treino de Kata deve-se sempre praticar os bunkai dos mesmos, no qual você vai treinar atacar e defender segundo os Kata. Porém até no bunkai não é possível golpear e fazer as torções com a força, velocidade, kime e pressões necessárias para finalizar a luta, afinal não se pode machucar deliberadamente ninguém no treino.

Mas e o Kumite?

O treino de Kumite é importantíssimo para qualquer karateca, pois é nele que se joga o quesito do inesperado, do reagir aos estímulos, é o mais próximo, quando as questões são as variáveis que fogem do controle do karateca, de uma luta real, mas também não é possível golpear e defender com toda a potência que o Karate constrói porque também seria impraticável a longo prazo, as pessoas realmente sairiam machucadas e por isto há as regras e o autocontrole na hora de golpear.

Este era um dos motivos pelos quais o Mestre Funakoshi sempre foi contra a existência de competições de Karate, pois ele acreditava que era perigoso demais se a pessoa realmente aplicasse o Ikken Hissatsu.

E é isto!

Para treinar Karate com o objetivo de defesa pessoal é necessário ter em mente o Ikken Hissatsu e colocar em cada golpe e cada defesa o seu máximo, pois cada um deveria ser definidor, porém se não for o caso, deve-se estar preparado para dar o próximo e o próximo até que a situação esteja resolvida.

E aí?!

Vamos treinar?!

Osu!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ikken_hissatsu

https://en.wikipedia.org/wiki/Ikken_hissatsu

What Is Ikken Hissatsu?

Shotokan Niju Kun 松濤館二十訓; Twenty teachings from Master Funakoshi

 

Deixe um comentário