Fundamentos, Karate, Karate e Corpo, Kata, Kihon, Kumite, Técnicas

Repetir, repetir e repetir! Como evoluir no Karate.

Olá, pessoal!

Mais uma semana, mais uma terça-feira e mais uma postagem. Quem acompanha o blog já deve ter se acostumado com essa “fórmula” que se repete toda semana (tá, algumas não, mea culpa) e deve ter “aprendido” ou “decorado” que toda terça tem uma postagem quentinha para os amantes do Karate aqui no blog.

Você só se lembra dessa informação porque já deve ter pensado nela várias vezes, repetidas vezes (se não estiver lembrando que toda terça tem postagem, tem que repetir mais, hein?).

E é sobre isso que falaremos hoje! Não sobre nossas postagens, não é um exercício metalinguístico, mas sobre a importância da repetição.

Processo de aprendizagem

Vocês já viram uma criança aprendendo a andar?

Ela cai, levanta, engatinha, cai e tenta de novo.

REPETIR KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA

Até mesmo quando ela já consegue dar os primeiros passos, eles são inseguros e muito menos firmes do que os dos adultos que estão tentando ensiná-la. Concordam?

Qual a diferença entre eles? Só uma, a prática.

Qualquer processo de aprendizagem, seja física ou mental, o que se está tentando aprender inicia meio torto, meio frágil, sem coordenação e cheio de errinhos os quais quem já tem mais experiência não comete. Porque todo processo de aprendizado exige que o conteúdo que se quer guardar seja repetido várias vezes.

Como isso funciona?

Imagine que a memória não é infinita, como muitos imaginam, nem muscular, nem mental, e que os conteúdos que nós mais acessamos ou fazemos uso, são os que o nosso cérebro vão considerar mais importantes e, por isso, irão estar em acesso mais rápido.

É como se fosse uma trilha numa mata virgem, se eu só vou lá e desmato uma vez para passar, logo cresce mato e a trilha se perde. Agora, se for um caminho que eu utilizo sempre, a trilha se torna fixa, muito mais durável, porém não eterna, eu ainda preciso andar nela para que ela se mantenha.

Repetição no Karate

Esse processo de aprendizagem a partir da repetição é o mesmo no Karate.

Qualquer coisa que se queira aprender no Karate, seja um soco, uma defesa, um chute ou um conceito, só será aprendido e aperfeiçoado na medida que for repetido.

Imagine que o faixa branca seja a criança tentando aprender a andar, ele titubeia, cambaleia, tropeça, mas tenta de novo, o faixa preta seria o adulto que está tentando ensiná-lo e que já tem muito mais segurança em seus movimentos por já tê-los feito um “n” número de vezes.

Então, na verdade, a maior diferença entre um faixa branca e um faixa preta é o número de vezes que cada um tentou fazer a mesma técnica, seja sozinho treinando um Kata, seja em um Kumite.

A repetição leva a perfeição(?)

Quem nunca ouviu essa frase?

Ela talvez seja uma das maiores verdades da vida, você de fato só vai conseguir a excelência em alguma coisa se repetí-la várias vezes e no Karate não é diferente.

Quando se repete um exercício, um soco ou um chute, se está gravando na sua memória muscular e mental tudo que é necessário para que aquela técnica aconteça, e ao fazer isto inúmeras vezes, seu corpo irá fazê-lo sem que você precise pensar sobre isso.

Mas aí vem a pegadinha. 

KARATE FAIL

 

Repetir por si só, não fará sua técnica boa, firme, com Kime e eficiente. É importante repetir sim, porém é importante repetir o movimento correto.

A repetição levará ao condicionamento do seu corpo e mente àquele exercício, se você o estiver fazendo errado, você se condicionará a fazê-lo sempre errado. Então ao praticar e repetir é preciso estar atento, ouvir ao seu sensei, e tentar fazer a técnica na maior correção possível de fundamento.

Por exemplo: se seu sensei diz que o soco precisa que o cotovelo fique apontando para baixo, se você quer ter um soco correto e potente, mesmo que seja muito difícil no princípio, você deve tentar executá-lo desta forma, com o cotovelo apontando para baixo. Caso contrário, esta repetição gravará o movimento errado no seu corpo e na sua mente, e para modificar isto mais tarde, é muito mais difícil.

Eu prometo para vocês que com o tempo isto se torna natural e fácil.

Mas também não adianta nada você fazer uma vez tentando a perfeição e nunca mais repetir o treino.

Então, corrigindo a frase: A repetição com correção leva a perfeição.

Tornando-se um bom Karateca

REPETIR KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA

Para ser um bom Karateca, isto é, com técnicas seguras, boas, diminuindo a possibilidade de você se machucar, com uma mentalidade forte, justa e honrada, você tem que estar sempre atento as correções que seu professor fizer e tentar repetir e emular (imitar) o movimento da forma mais correta possível, observando todos os pontos de fundamentos.

Não é fácil. Não é mesmo. Mas aprender a andar também não foi, a gente só não lembra disso.

Se você prestar atenção e tentar fazer da forma o mais correta possível e o maior número de vezes possível, a excelência chegará. Seja fazendo um Kata ou lutando em um Kumite, quanto mais você repetir utilizando as técnicas corretas, mais fácil se torna e melhor nisso você ficará. Não desista porque é mais difícil no começo.

Karate não tem segredo, é repetição.

E como dizia Bruce Lee: “Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes.

REPETIR KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA

Mas lembre-se, como dizia Funakoshi, Karate é uma água morna, nós precisamos ficar esquentando para que não fique fria. Então o processo de treinar e repetir é para sempre, você sempre precisará treinar os fundamentos, porque se não a trilha vai ser coberta por mato e a técnica será falha.

 

E, aí, vamos treinar?!

Osu!

 

Fonte:

http://www.equipeagoraeupasso.com.br/repeticao-leva-excelencia/ (visitado em 27/11/2018)

https://fabioac.com/hipnose/a-repeticao-e-a-aprendizagem/ (visitado em 27/11/2018)

https://escoladekaratedodobrasil.com.br/news-mainmenu/artigos-mainmenu/81-medicina-saude-e-karate-categ/370-a-import%C3%A2ncia-das-repeti%C3%A7%C3%B5es-no-aprendizado-das-artes-marciais (visitado em 27/11/2018)

http://projetoeducandoparaoamanha.blogspot.com/2011/09/pratica-da-repeticao-leva-perfeicao.html (visitado em 27/11/2018)

Deixe um comentário