Avançado, Fundamentos, Intermediário, Karate, Kata, Linguagem, Shotokan

Uke e Uchi – Defesa e Ataque

Olá, pessoal!

Muita gente nunca supera a fase de “shu” e se torna um Karateca engessado em algumas fórmulas e algumas ideias. A postagem de hoje é sobre quebrar alguns paradigmas sobre defesas e ataques.

Vem com a gente!

O corpo é sua arma

Quando se pensa no Karate, a primeira coisa que se vem a mente é que ele é uma luta sem armas, afinal, seu próprio nome, de maneira bem simplista, deixa isso bem claro, Karate quer dizer “mãos vazias”.

Um dos mestres de Funakoshi, Anko Asato (Yasutsune Asato),  chegava a dizer que devíamos imaginar nossos braços e pernas como espadas e, por isso, que toda a sua extensão devia ser pensada como armas mortais.

Ou seja, qualquer parte do seu corpo devia ser pensada como ferramenta em um confronto, não era pra se pensar só em mãos e pés, mas em antebraços, cotovelos, punhos, canelas, peito, cabeça, etc. e isto pode ser observado até certo grau ainda nos Kata de hoje em dia, se você praticá-los bem e exercitar bunkai.

Qualquer parte seria válida de ser utilizada tanto para o ataque quanto para defesa em uma situação real.

Afinal, já imaginou, você ter a oportunidade de bater seu antebraço na cabeça de alguém, mas não, você não vai fazer isso, porque você é um Karateca e Karatecas usam apenas os punhos?  Isto é absolutamente o oposto do que é o Karate.

Defesa e ataque

Como já falei aqui em várias outras postagens, o Karate usa a língua japonesa como idioma principal, portanto suas técnicas e etc. tem nomenclaturas em japonês, mas é só isso que os nomes são: nomes. São explicações do que deve ser feito com a técnica que se eternizaram e se consagraram como nomes das técnicas em si.

Os nomes, minha gente, estão aqui para nos ajudar e não para atrapalhar como uma coisa a mais a ser decorada.

Uke

Qualquer defesa (depois haverá uma postagem apenas sobre elas) vem sempre junto da palavra “UKE” que indica que aquele golpe em questão, está sendo utilizado como uma defesa.

Obviamente há nomes já estabelecidos como “shuto uke” ou “ude uke“, mas eles apenas querem dizer, respectivamente, “defesa com a faca da mão” e “defesa com a lateral do braço”.

Ou seja, qualquer técnica que venha com “UKE” indica que está sendo usada como uma defesa.

Uchi

Já a palavra “UCHI” vem indicar quando qualquer técnica com os membros superiores que não seja um soco (ou seja, que não usa o kento – os dois ossinhos maiores do indicador e do dedo médio) que seja utilizada para atacar, golpear.

uchi uke karate shotokan blog da oyama academy
Kento

É o que muitos chamam “ataque indireto”, apenas por não utilizar o kento.

Alguns bem conhecidos são “Empi Uchi”  e o “Haito Uchi”, que seriam respectivamente “pancada/golpe com o cotovelo” e “Pancada/golpes com o sabre da mão”.

Mas cada um com seu cada qual?

Certo, todo meu corpo é uma arma, mas existem golpes que são apenas ataques e outros apenas defesa, certo?

Errado.

 

Tudo pode ser defesa ou ataque.

É aqui que há uma divisão em quem não passa de shu e quem já começou a atingir ha e ri.

Toda e qualquer parte do seu corpo pode ser utilizado para os dois objetivos, as vezes em sequência (uma defesa que vira um ataque na continuação da sua trajetória, por exemplo).

É muito importante explorar todas as possibilidades. Não se deixe ater a apenas uma leitura de uma técnica, afinal, até mesmo no heian shodan, há a possibilidade de o shuto e o “Age Uke” (apenas para tornar mais fácil a identificação) ser utilizado para defesa e para o ataque.

Explore no sue dojo com seu sensei as possibilidades das técnicas, se elas podem ser utilizadas para defesa e para ataque. Sejam criativos!

Mas não esqueçam:

É preciso treinar no kihon e no Kata tal como a função mais tradicional e versão mais completa da técnica, para que você possa na aplicação fazer o uso mais propício para o momento.

Escute seu sensei!

Não treine tendo em mente apenas a utilização X ou Y que você viu um dia na internet, você estará perdendo todas as demais possibilidades.

Funakoshi já dizia, no treino é de um jeito, na prática é outro.

E, aí?

Vamos treinar!?

Osu!

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anko_Asato

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pancadas_do_carat%C3%AA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Defesas_do_carat%C3%AA

Um comentário em “Uke e Uchi – Defesa e Ataque”

Deixe um comentário