básico, Curiosidades, Fundamentos, Karate, Keri Waza, Linguagem, Shotokan

Keage e Kekomi – Técnicas de chutes

Olá, pessoal!

Dois adjetivos que mais se usa nos chutes de Karate são “keage” e “kekomi”, mas você realmente lembra o que eles querem dizer?

Vem conhecer um pouco mais!

Termos do dia a dia

A coisa mais comum que existe em qualquer aspecto da nossa vida é se repetir termos sem realmente refletir sobre o que eles querem dizer.

Afinal, se aprende que o nome daquele determinado item, movimento, traço, etc. é aquele e pronto. Acabou.

Porém, às vezes vale a pena parar e refletir um pouco sobre os nomes de algumas coisas, porque a partir deles nós podemos entender melhor o que estas coisas são e porque receberam estes nomes.

Por exemplo, no Karate, se você esbarrar em qualquer técnica que tenha “uchi” no final, vai estar se referindo a uma técnica usada para o ataque. E se você encontrar qualquer “uke”, vai ser usada para a defesa. E isso pode facilitar muito a sua vida para entender do que as pessoas estão falando e como elas estão utilizando esta ou aquela técnica.

Entenda os termos, entenda as técnicas.

GEDAN CHUDAN JODAN KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA

Já falei aqui no blog que a língua oficial do Karate é o Japonês e tentar compreender um pouco dessa língua pode ser um aliado para aprender um pouco mais sobre a arte que praticamos.

Não estou falando para vocês largarem o que estão fazendo agora e irem correndo para um curso de línguas, apenas que é importante desmistificar os nomes das técnicas e etc como se fossem nomes próprios como “Marcela” ou “Carlos”, do tipo de nome que o pai da técnica escolheu e pronto, adeus.

A grande maioria das técnicas, bases, etc. tem nomes, na verdade, muito objetivos, que são basicamente a descrição do que diabos o Karateca estava fazendo.

Seria alguém me perguntar agora: “Marcela, qual o nome dessa técnica que você está usando para escrever essa postagem?” ao que eu responderia: “Digitando”. Bom, não é magia, é só o nome do que eu estou fazendo.

Então entender esses nomes, como já falei, pode ser uma ajuda e tanto para entender as técnicas que já fazemos e facilitar na hora de aprender novas técnicas, pois se os termos se repetirem, alguma coisa em comum terão.

Aí que entramos no nosso tema de hoje: Keage e Kekomi.

Keri Waza (蹴り技)

YOKO GERI

Uma das características da língua japonesa é que a palavra usada para uma coisa quando vem sozinha é falada e escrita de um jeito e quando ela vem como adjetivo de outra, é falada e escrita de outro. Um destes casos é o “keri“.

Keri quer dizer pernas e pés.

Waza quer dizer técnicas.

Keri waza quer dizer: técnicas que usam pernas e pés. Sejam para defesa ou para ataque.

Agora quando ela vem junto as características do chute vira o que conhecemos como maegeri ou yokogeri.

Keage e Kekomi são características que podem pertencer a qualquer chute, seja ele um maegeri ou um yokogeri, por exemplo. E seus nomes são uma junção de “Keri” com “age” e “komi”.

 

Mae-geri-kekomi-and-Mae-geri-keage

Keage (蹴上げ)

Nosso famoso Keage ou Keri Age (蹴り上げ) é a junção dos nomes Keri e Age.

Keri já vimos se referir a pernas e pés e Age, em “age uke” ou “age zuki” quer dizer, ascendente.

Mas a tradução mais exata não seria chute ascendente, embora o seja, seria chute elástico ou explosivo.

Geralmente esse chute é como uma chicotada, ele surpreende e é extremamente rápido. O peso do corpo vai somente até acima da perna de apoio e não há projeção da cintura em direção do oponente.

Kekomi (蹴込み)

Já o Kekomi ou Keri Komi (蹴り込み) é a junção dos nomes Keri e Komi.

Keri continua a se referir a pernas e pés e Komi quer dizer penetrante

(se você por no google tradutor vai sair inserir, aí você já sabe que vai ser na barriga do oponente 😀 )

Ele é um chute que deve ser rápido, mas acaba sendo mais lento que o keage e se joga mais a cintura ao chutar, penetrando, deixando o golpe mais potente.

A grande diferença

Os dois são características de chute no qual um se aposta numa maior velocidade e chicotada (keage) e o outro em um impacto e perfuração maior (Kekomi).

Em outras postagens a gente fala mais sobre as diferenças de como executar os chutes de maneira Keage e Kekomi.

E aí?!

Vamos treinar?!

Osu!

Fontes:

http://chelseakarateclub.com/keage-and-kekomi/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chutes_do_carat%C3%AA

http://andrebertel.blogspot.com/2009/03/keage-kekomi.html

https://www.researchgate.net/figure/Mae-geri-kekomi-and-Mae-geri-keage_fig6_306287422

 

Deixe um comentário