básico, Filosofia, Karate, Kata, Kumite

5 Karatecas poderosas para nos inspirar

Olá, pessoal!

Por anos sem fim o Karate e todas as artes marciais foram vistos como um reino masculino. As mulheres não tinham muito espaço e em diversas sociedades a participação das mesmas nestas atividades era desencorajada ou descaradamente proibida.

Viemos um longo caminho de lá para cá, mas ainda somos uma minoria nos Dojos, pelo menos no imaginário das pessoas. E para comemorar as vitórias das mulheres na luta para entrar nos dojos e dar forças a muitas outras que tem esse sonho, decidi trazer cinco karatecas poderosas para inspirar vocês.

Porque lugar de mulher é onde ela quiser. E, no caso desta sensei que vos fala, é no dojo.

Novos tempos

Não sei na cidade de vocês, mas hoje em dia não é tão difícil encontrar em Fortaleza um dojo ministrado e dirigido por uma mestre mulher.

O espaço e a relevância tem crescido para nós mulheres e não foi com pouco esforço.

Eu, por exemplo, tive sorte. Meu dojo, que é dirigido pelo Shihan Roberto Pantoja, 6º Dan, nunca foi um dojo que separava mulheres e homens em o que um podia fazer e o outro não. O limite de cada um era o limite pessoal, ditado pela capacidade e esforço de cada um e não pelo gênero. Afinal o Karate em si não faz estas distinções. Todas as técnicas podem e devem ser praticadas por todos, cabe a cada um ver o que melhor se adapta ao seu corpo e as suas preferências:

Se você é uma pessoa grande e forte, você pode optar por técnicas que abusem disto e se aproveitem do seu tamanho e força. Se você é uma pessoa pequena, você pode optar por técnicas de maior agilidade e que não demandam uma força maior que a do seu oponente para conseguir realizar seu objetivo.

E para ser sincera, o Karate não exige que você seja sempre o maior e mais forte coleguinha no bairro, as técnicas servem muitas vezes para substituir a necessidade de ser mais forte do que o outro.

Mas nem sempre é fácil ou não encontramos barreiras.

Aqui temos 05 Karatecas para inspirar a todos a treinarem cada vez mais e não desistir:

 

05 Karatecas Poderosas

1. Rika Usami

Japonesa, nascida em 1986, campeã mundial de Kata em 2012. Ela pode ser considerada uma deusa do Kata. Seus movimentos exatos e cheios de Kime são impressionantes. Hoje em dia ela não compete mais e ministra cursos de Kata pelo mundo.

 

2. Sandra Sanchéz 

Espanhola, nascida em 1981, campeã mundial de Kata em 2018. Seus Kata são igualmente incríveis de ver e sua personalidade é muito humilde e esforçada. Tem trinta anos de Karate e segue competindo.

 

3. Valéria Kumizake

Brasileira, nascida em 1985, já foi vice-campeã mundial da sua categoria de Kumite e é uma das grandes promessas do Brasil para as olimpíadas de 2020.

 

4. Oshiro Nobuko

Japonesa, nascida em 1947, 8º dan, é atualmente a mulher mais graduada em Okinawa e a primeira a ter seu dojo na ilha. Quebrou barreiras em uma época que o machismo era ainda mais impeditivo, principalmente em uma ilha onde os papéis de o que o um homem e uma mulher deveriam fazer eram muito mais rígidos.

Conforme nos conta Jesse Enkamp, que fez um curso e aproveitou para bater um papo com ela, em seus tempos de treino ela precisava sempre se esforçar mais e ser a melhor em tudo que fazia no Dojo para ser aceita. Sofreu muito preconceito e assédio de seus superiores no dojo que treinava, mas isso não a impediu de perseverar e hoje ser a presidente da escola por ela fundada Escola Shorin Ryu Taishinkan.

 

5. Mahiro Takano

 

Japonesa, nascida em 2006, pode ser considerada o futuro do Karate. Muito esforçada e prodígio. Encanta com seu Kata e Kumite em uma idade tão jovem! Foi embaixadora do Karate na campanha para torná-lo olímpico para Tóquio 2020 e já participou até mesmo de um clipe musical da Sia. Se ela pode, porque não você?

O Karate é para todos!

Há sempre aquela pessoa que vai duvidar da sua capacidade de se defender por você ser uma mulher. Há sempre aquele rapaz que acha que pode lhe vencer numa luta mesmo sem ter treinado nunca, pois você é uma mulher. E há sempre aqueles que acham que estão lhe elogiando quando dizendo “você luta e faz Kata como um homem“.

Mas, se é o que você quer, não desista! Mostre a eles que “lutar como uma garota” é elogio.

E aí? Se inspiraram?

Que outras mulheres vocês conhecem no Karate e que lhes inspiram?

Vamos treinar?!

Osu!

 

fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rika_Usami

https://sandra-san.com/en/i-practice-karate/

http://okinawachikaradojo.blogspot.com/p/sensei-nobuko-oshiro.html

http://estiloshotokan.blogspot.com/2016/01/mahiro-takano-embaixadora-do-karate.html

http://okinawachikaradojo.blogspot.com/p/sensei-nobuko-oshiro.html

https://es.wikipedia.org/wiki/Sandra_S%C3%A1nchez

https://pt.wikipedia.org/wiki/Val%C3%A9ria_Kumizaki

Nobuko Oshiro, Kyoshi 8th dan Okinawa Karate-do Shorinryu, Taishinkan Association

Deixe um comentário