básico, Karate, Kata, Kumite, Técnicas, Uchi Waza

Uchi! 05 ataques indiretos comuns.

Olá, pessoal!

Uma das nossas primeiras postagens do blog foi sobre o fato de o Karate não ter somente golpes de mão aberta, porém, embora não sejam as únicas técnicas existentes, são armas bastante poderosas e que, se você dominá-las, pode aumentar seu repertório e quem sabe lhe ajudar em uma situação de perigo.

Vem conhecer 05 ataques indiretos comuns!

Uma mão, várias armas

Se você é um leitor do blog já deve ter lido em vários momentos que o corpo do Karateca como um todo é uma arma. Obviamente há partes que usamos mais do que outras pela sua resistência anatômica melhor, pela facilidade de colocar força, alcance e etc, porém o corpo inteiro deve ser pensado como uma arma.

Se você já é um faixa preta, você precisa sair do binômio soco-chute se quer se aprofundar no Karate, vá além!

E se você não for um faixa preta, você já pode ir estudando e sabendo que socar e chutar é só um parte pequena do que se pode fazer no Karate. Afinal, desde o primeiro Kata, há técnicas de ataque que não são chutes e socos. Pergunte ao seu professor, pesquise, mande uma mensagem para o blog, pergunte no instagram ou facebook da Oyama! A curiosidade é sua amiga.

Sabendo que socar e chutar não são as únicas possibilidades de ataque (ou de defesa, mas não é o foco desta postagem), vamos expandir aqui um pouco o horizonte dos ataques possíveis com suas mãos e que não envolvem o Kento.

BLOG DA OYAMA 05 UCHI COMUNS
Kento

O kento é provavelmente a parte mais resistente e com melhor relação segurança-dano, ou seja, é a parte da sua mão que você mais consegue aplicar força e se machucar menos ao atingir o alvo, se você souber socar de maneira correta.

Porém ele é uma parte pequena da sua mão. Existe todo o resto dela e como tudo no Karate, ele pode e deve ser usada como uma arma. 

Imagine a situação em que você está em um ângulo em que seu soco não terá potência ou a distância não é excelente para você conseguir desenvolvê-lo, você não vai poder fazer nada? Vai entregar os pontos ou falar “É isso aí, o Karate não tem nada que me ajude nessa situação. Senhor oponente, será que o senhor podia afastar um pouco para eu poder socá-lo?” Tenho a leve impressão que isso não ia dar muito certo para ninguém.

O que fazer então? Não que as técnicas de ataque indireto devam ser usadas apenas se não tiver como fazer um soco, mas quanto mais técnicas você sabe, menos provável será aparecer uma situação com a qual você não sabe lidar.

Ataques indiretos

Aqui tem uma lista de 05 ataques indiretos muito comuns, dos quais 02 deles você aprende ainda na série Heian Kata, ou seja, os primeiros 05 Kata do Shotokan e que muitas vezes não damos atenção ou importância.

01 – Shuto

SHUTO.png

Uma das técnicas mais conhecidas, está presente no primeiro Kata Heian e é talvez o golpe que as pessoas que não treinam mais associam ao Karate!

Uma técnica contundente, com pouca superfícies de contato, pois usa a faca da mão o que aumenta a pressão exercida pelo golpe. Precisa de treino para não machucar a própria mão e errar acertando o alvo com os dedos, o que pode acabar quebrando-os.

Não é uma técnica para se usar para bater no peito, por exemplo, se o objetivo for machucar ou incapacitar (porém, se for para empurrar, dá certo), e sim regiões como pescoço, virilha e têmpora, por isto é tão perigosa.

É uma técnica proibida na maioria das competições.

02 – Haito

HAITO

O lado exatamente oposto do shuto na mão é o haito, que quer dizer sabre da mão.

Da mesma forma que o shuto, tem uma pequena superfície de contato e, por isso, exerce uma maior pressão na pancada, aumentando sua contundência.

É necessário treinar bem para não bater com os dedos e não acertar com o polegar mal posicionado, pois isso poderia quebrá-lo.

Lembrem-se, a força que você põe, é a mesma força que você sente de volta no local que bate, então é preciso saber estabilizar e bater corretamente para que você não se machuque ao desferir os golpes!

É prioritariamente utilizado para acertar as mesmas regiões que o Shuto.

Também é proibido na maioria das competições.

03 – Teisho

TEISHO

Uma técnica que usa a base da palma da mão para golpear. A movimentação pode ser a mesma de um soco, ascendente, descendente ou circular. Tudo depende do objetivo.

É excelente para empurrar o queixo do oponente, acertar o nariz, fazer pressão em articulações e golpear as costelas, por exemplo. 

É bem seguro se o Karateca souber bater bem com a base da palma, sem torcer a própria mão. É mais difícil torcer o punho fazendo um teisho do que dando um soco, porém, como a área de impacto é maior, acaba dispersando um pouco a força, por isso a técnica não é tão incisiva quanto.

Outra técnica que não é permitida na maioria dos campeonatos.

04 – Nukite

NUKITE

Nukite significa mão em lança ou em espada e consiste em você posicionar sua mão como se fosse perfurar com os dedos.

Existem vários subtipos dessa técnica, dependendo de quantos dedos se utiliza, o da foto é o mais comum e se chama Shihon Nukite, pois utiliza os 4 dedos para perfurar.

Como você pode imaginar, não é muito interessante desferir um Nukite no meio do peito ou da testa do coleguinha, provavelmente quem vai sair machucado é quem foi doido de tentar.

Ela é ideal para atacar partes moles, boca do estômago, garganta e dependendo do treino que você tem de calistenia, na lateral do tronco, por baixo das costelas, ou pelo menos é o que algumas histórias do estilo Kyokushin nos fazem crer.

Outros Nukite, como Ippon Nukite (lança de 1 ponto, ou seja, um dedo só, sendo este o indicador) e o Nihon Nukite (lança de 2 pontos, ou seja, os dedos indicador e médio) podem ser usados para atacar os olhos, por exemplo.

Tentem imaginar as utilidades!

E embora você já o aprenda na faixa amarela, no Heian Nidan, também é uma técnica proibida na maioria das competições.

05 – Tetsui

TETSUI

O Tetsui, também conhecido em outros estilos como Kentsui ou Shutsui é um dos golpes mais naturais, e quer dizer “mão em martelo”.

É usado literalmente como se você fosse martelar o adversário, acertando-o com a parte mais carnuda da lateral da mão fechada e tensionada.

Você pode usá-lo para acertar praticamente qualquer parte do corpo do adversário, quebrar clavículas, acertar o topo da cabeça, costelas, rosto, onde você alcançar.

E embora seja uma técnica que você aprende já no primeiro Kata, ele também é proibido na maioria das competições.

Porque não pode nas competições?

Como já foi dito, todas as técnicas não são permitidas na maioria das competições, pois em sua maioria são bem perigosas, não que socos e chutes não o sejam, mas elas são mais difíceis de controlar simulando sua efetividade.

Então na maioria das vezes você só treinará essas técnicas através dos Kata.

É isso aí, pessoal!

Vamos treinar?!

Osu!

fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Te_waza

https://pt.wikipedia.org/wiki/Socos_do_carat%C3%AA

 

Foto destacada: Sensei Lecourt com Shuto Uchi

http://www.ksk-academy.org/en/academyinfo/gallery/2009-06-plouay.htm

Um comentário em “Uchi! 05 ataques indiretos comuns.”

Deixe um comentário