básico, Curiosidades, Karate, Karate e Corpo, Linguagem, Shotokan, Técnicas

KIAI! (気合) E a respiração.

Olá pessoal!

Uma pergunta que fazem muito aqui na academia Oyama e a todos nós que praticamos Karate é “E esse grito que vocês dão?” Ou então apenas chegam gritando, pois isso é algo bem normal de se fazer, não é mesmo? (não, não é.)

Hoje vamos tentar explicar um pouco sobre essa expressão sonora que faz parte não somente o Karate, mas de várias artes marciais japonesas, koreanas, chinesas, e a bem da verdade, de qualquer lugar do mundo.

KARATE KIAI SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG RESPIRAÇÃO

KIAI (気合)

O termo Kiai, propriamente dito, é a junção de “KI” (気), significando energia ou espírito, e “AI” (合) que, nesse caso vindo após a primeira parte da palavra, é um marcador enfático, ou seja, é uma “energia enérgica“, vamos dizer: um grito enérgico.

Mas o que é esse grito?

Não é que o Karateca seja treinado para sair gritando na cara das pessoas a torto e a direita, minha gente.

Tudo se resumo, na verdade, à respiração.

Antes de mais nada, todo artista marcial e todo Karateca, deve aprender a respirar. Inspirar e expirar no momento correto é essencial para todos, mas para o artista marcial é indispensável. Muitas vezes esse conceito de ligar as suas ações (neste caso motoras) com a sua respiração para ter o máximo de energia possível é negligenciada, mas em uma luta, é a diferença se sua técnica de ataque ou defesa será efetiva.

Respirar corretamente está intimamente relacionando a saber contrair e descontrair os músculos do corpo no momento certo, o que é essencial para que se seja efetivo e se tenha resistência.

Para Nakayama, essa respiração deveria ser feita inspirando ao defender e expirando ao atacar, se forem golpes sucessivos, deveria alternar indiscriminadamente entre eles, o importante é respirar.

É muitíssimo comum ver os novatos prendendo a respiração ao tentar por força em algum movimento, ficando com o rosto vermelho, as veias saltadas. É completamente contraproducente, já que você não consegue fazer as coisas com força se você está sem ar. E é também bastante perigoso. Prender a respiração e tentar por força ao mesmo tempo pode acabar em uma manobra de valsalva, que aumenta a pressão intracraniana e talvez não seja a melhor das idéias, concordam? Ninguém quer ver as veias dos coleguinhas estourando ou ouvidos sangrando.

Então: aprendemos a respirar enquanto executamos as técnicas, certo, mas e os gritos, sensei? Vem com a gente!

Mas o que é o Kiai?

O Kiai, nada mais é, do que uma forma de respiração que no Karate, assume o formato de um vigoroso grito. Porque? Porque toda técnica decisiva do Karate é feita vigorosamente. Tanto é que em competições, não se outorga pontos se a técnica não for acompanhada de um Kiai.

KARATE KIAI SHOTOKAN OYAMA ACADEMY BLOG RESPIRAÇÃO

Então, ao se fazer uma técnica decisiva, isso é, uma técnica com a qual se pretende vencer uma luta, seja ela uma defesa ou um ataque, normalmente se aplica mais aos ataques, todo o corpo se contrai vigorosamente, inclusive o diafragma, e esse ar deve ser expelido vigorosamente e, com isso, o Kiai é feito.

Mas KIAI é o nome do conceito, não necessariamente o que você deve gritar ao fazer um Kiai. Então se sinta livre para apenas gritar, não é para ser uma palavra articulada.

Para quem vê de fora, não conhece as técnicas e não entende o que está acontecendo nos treinamentos, o Kiai não é nada mais que um grito, um tanto sem sentido, usado em alguns movimentos aparentemente aleatórios numa coreografia.

Mas o Kiai, apesar de ser sim um grito, não é aleatório e nem muito menos sem sentido.

Há estudos que comprovam a eficácia do Kiai na aceleração, força e efetividade das técnicas utilizadas:

Por curiosidade, há na rede duas monografias ou trabalhos de conclusão de curso (vide referências) que desenvolveram pesquisas quanto a eficiência da utilização desta “técnica” e em ambas o resultado final é positivo. Na primeira, judô, conclui-se que na dinamometria (mensuramento de força) isométrica encontraram-se diferenças entre as contrações voluntárias isométricas máximas com e sem o grito do kiai, obtendo uma resposta maior no primeiro. Já a segunda, relacionada ao taekwondo, afirma que o pico de aceleração de um chute é maior quando utilizado o kihap, potencializando assim o impacto do golpe.”

http://marcialidadeemessencia.blogspot.com/2012/12/chi-kiai-kihap-e-gritos.html

O Kiai é uma maneira de aumentar a simultaneidade das contrações musculares, resultando numa maior extração de força.

kiai yodaNão só fisicamente o Kiai funciona ( esteve aqui Yoda), ele também tem utilidade mesmo quando não está associado à uma técnica, podendo ser utilizado vigorosamente para afetar o psicológico do próprio Karateca e o do seu atacante.

Quando aplicado à si, muitas vezes serve como incentivo, para aumentar a adrenalina, extrair um pouco mais de vontade e fôlego. Em suma: aumentar o espírito de luta. Quando aplicado ao seu oponente, pode ser para distraí-lo, assustá-lo, irritá-lo, ou seja, algo para desestabilizá-lo e aumentar a possibilidade de êxito do karateca.

É MUITO importante praticar o Kiai e tentar, mesmo que mecanicamente no começo (como dizia Funakoshi, primeiro é artificial, depois se torna natural), inserir esses gritos no seu treino, com o tempo ele se tornará parte da sua técnica e você vai ver a diferença que fará.

E, você? Já deu o seu Kiai hoje?

Até a próxima, pessoal!

Osu!

Fontes:

http://breakingmuscle.com/fitness/the-vital-role-of-the-kiai-grunt-and-otherwise-noisy-exhale (visitado em 19/06/2018)

https://en.wikipedia.org/wiki/Kiai (visitado em 19/06/2018)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kiai (visitado em 19/06/2018)

http://marcialidadeemessencia.blogspot.com/2012/12/chi-kiai-kihap-e-gritos.html (visitado em 19/06/2018)

NAKAYAMA, M. O Melhor do Karate: Bassai, Kanku. Ed. Brasileira, Cultrix. Kodansha International, 1979.

http://karateshotokan.net/kiai-no-karate/ (visitado em 19/06/2018)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manobra_de_Valsalva (visitado em 19/06/2018)

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39335/000825403.pdf?sequence=1

http://www.karatebyjesse.com/kiai-scream-meaning-purpose-why/

http://karateshotokan.net/kiai-no-karate/

Deixe um comentário