básico, Curiosidades, Linguagem, Shotokan, Técnicas

Gedan, Chudan e Jodan – as três alturas!

Olá, pessoal!

Como já falamos aqui antes, o Karate tem  o Japonês como língua oficial de suas técnicas, kata, comandos e etc. Isto se dá para facilitar a interação entre os Karatecas do mundo inteiro!

Mas é claro que estes nomes podem parecer um pouco confusos para quem está começando, não é mesmo? Pois a não ser que você seja japonês, você não chegará no seu primeiro treino magicamente sabendo o que diabos é um tsuki ou gedan.

Que tal entender um pouquinho mais? Vem com a gente!

A língua do Karate

GEDAN CHUDAN JODAN KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA

A língua oficial do Karate, como falamos agorinha, é o japonês. Então, no geral, durante o treino você vai ouvir vários comandos sobre vários golpes em japonês. E é interessante que seu sensei faça isso desde o começo para que você fique familiarizado com isto, então não estranhe.

Claro que sempre que necessário há uma certa “tradução simultânea” para que saibamos do que estamos falando, mas com o tempo, fica mais fácil e automática a utilização dos termos, e se você souber direitinho o que é cada coisa, ficará até mais fácil para aprender novas técnicas!

Há diversas técnicas de defesa e de ataque, diversos Kata, diversos estilos de luta, diversos comandos em treino e em arbitragem e em todos os contextos na verdade que envolvem o Karate. E todos eles possuem nomes diferentes em japonês.

Calma, você não precisa aprender todos os nomes na sua primeira aula, nem na segunda, aguarde uns anos.

Mas você precisa aprender por algum lugar, não é mesmo? E que lugar melhor seria do que os termos mais constantes em todos as técnicas que você possa imaginar?

Por isso decidimos apresentar para vocês os três termos que estarão presentes em todos os golpes que vocês aprenderem e espero que tire a dúvida de alguém!

Gedan, Chudan e Jodan

GEDAN CHUDAN JODAN KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA

Toda e qualquer técnica que você faça será direcionada a alguma parte do oponente, concorda? E saber o local em que está direcionada a técnica pode ser um ponto diferencial na sua técnica ao praticar um Kata, por exemplo.

Ao praticar qualquer técnica, geralmente o seu sensei irá indicar para onde esse golpe se direciona, mas menos para o ponto exato, e mais para a região onde você está mirando.

Pense que você sabe a região, mas você precisa pensar na guarda e posicionamento do seu oponente na hora do embate, então, bem, você pode improvisar o ponto exato, mas talvez não a região de uma técnica específica.

Então, para saber isto, o corpo é dividido, digamos assim, em três regiões: da cintura para baixo (gedan), da cintura até a clavícula (chudan) e da clavícula para cima (jodan).

Traduzindo ao pé da letra, seria falar “Xdan”, ou seja, “nível alguma coisa”, respectivamente: Baixo nível, médio nível e alto nível.

*lembram que a gente já falou um pouco sobre o que é dan?

Se você conseguir decorar estes três termos, mesmo que você não saiba exatamente qual a técnica que estão falando, você saberá a região a qual ela mira. Por exemplo, se eu falar “gedan barai“, a partir de agora você sabe que é alguma coisa da cintura para baixo, concorda?

Mas lembrem-se, durante o treino, é preferível treinar estas três alturas em pontos fixos para treinar melhor as fibras musculares e a coordenação. Então, se você vai socar gedan, soque sempre centralizado e na altura da faixa, se vai socar chudan, mire na altura da sua boca do estômago e se você vai socar jodan, mire na altura logo abaixo do seu nariz e acima do seu lábio superior.

Algumas técnicas clássicas de acordo com a altura

Há técnicas para todas as direções e alturas e muitas delas podem ser adaptadas para as três alturas, por exemplo, você pode muito bem dar um soco em qualquer parte do corpo, seja cabeça, tronco ou na virilha.

Porém há algumas técnicas que são mais “clássicas”, digamos assim, em certas alturas, e vamos usar só para ilustrá-las.

Gedan

GEDAN CHUDAN JODAN KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA
Gedan barai

O gedan barai  leva até mesmo a designação de altura em seu nome, e quer dizer “varrer na altura gedan” ou seja, varrer da cintura para baixo. É uma das primeiras (se não a primeira) defesas que se aprende no karate.

Usualmente, para treinos, utilizamos o guedan barai na linha da cintura, mas na sua utilização poderíamos varrer inclusive na altura do pé.

Chudan

GEDAN CHUDAN JODAN KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA
Chudan Geri

Há uma variedade absurda de golpes chudan, como o há em todas as outras regiões, mas para ilustrar, é só pensar em um chudan-zuki, um soco na altura no tronco. Mas poderíamos falar de um chudan-geri também, um chute na altura do tronco.

Novamente, qualquer parte do abdômen e do peito, são chudan.

Jodan

GEDAN CHUDAN JODAN KARATE SHOTOKAN BLOG DA OYAMA
Age uke

O exemplo mais básico e de uma das defesas que primeiro aprendemos ao colocar nosso primeiro kimono é a “Age-uke“. Uma defesa que é ascendente e que geralmente serve para defender socos na altura do rosto.

É isso!

Saber os nomes ajuda e muito e se vocês se comprometerem, rapidinho vocês estarão dominando pelo menos o básico!

OSU KARATE OSS OYAMA ACADEMY BLOG KARATE SHOTOKAN

Vamos treinar?!

Osu!

 

Deixe um comentário