Entretenimento, Iniciantes, Karate, Shotokan

O que é um Faixa Branca?

Olá, pessoal!

O ser humano é um animal de hábitos. 

É muito difícil você quebrar sua inércia e começar qualquer coisa nova. Mudar a rotina é cansativo e, por vezes, antes de você dar o primeiro passo, parece que simplesmente não vai dar certo inserir aquela atividade no seu dia já corrido.

Mas quando você vence esse obstáculo e finalmente decide ir lá naquele dojo na esquina da sua casa, o que acontece?

O nascimento de um Karateca

faixa branca karate shotokan blog da oyama

Quando uma pessoa finalmente decide  vestir o kimono pela primeira vez, amarrar a primeira faixa na cintura e colocar o pé dentro de um dojo, nasce um Karateca.

Às vezes a gestação de um Karateca é longa, leva anos até que a ideia amadureça e a coragem de ir encarar um treino seja criada. Às vezes ela é bem curta e na primeira vez que você tem a ideia, você já está de kimono no outro dia.

Mas nunca um Karateca é prematuro, a hora que você decide iniciar seus treinos, é a hora correta para você e nunca deixe que lhe digam o contrário.

Treinar Karate vem de uma vontade que você sente, seja de se defender, seja de treinar seu corpo, seja de fazer uma coisa diferente, seja de aperfeiçoar sua mente, essa vontade vem de você e todas são válidas, algumas mudam, algumas não, e se for o que realmente deseja, você continuará nesse percurso por muitos anos.

O Faixa Branca

faixa branca karate shotokan blog da oyama

O Faixa Branca é justamente esse recém nascido, gerado no desejo individual de cada um e colocado no mundo na hora que decide: Vou tentar.

Ele é aquele que consegue vencer sua rotina e a inércia do dia a dia e iniciar um caminho que ele talvez ainda nem saiba o quão longo é.

Não importa, na verdade, se ele irá se encontrar ali e continuará no Karate até a faixa preta e além, ele é um karateca naquele momento apenas por ter tido a iniciativa de começar.

Se pararmos para pensar, todo mundo é um faixa branca em potencial, mas se você não conseguiu vencer essa primeira batalha, essa primeira lombada do caminho, e ir em algum dojo perguntar os horários dos treinos, você ainda não mereceu o título de faixa branca.

O faixa branca é o que não se deixa abater pelas ideias que muitos tem sobre quem deveria estar praticando o que e vai lá e começa a treinar. Porque? Porque é isso que ele quer. Porque, afinal de contas, o Karate é para todos.

Esta faixa pode ser a mais importante do Karate, pois é a primeira e é onde a vontade tem que dar aquele empurrão especial para pegar no tranco e iniciar algo novo e desconhecido.

Então, se você tem vontade de treinar, não se deixe segurar por preconceitos de idade, gênero e forma ou pelo cotidiano corrido e o cansaço, deixe de ser apenas um karateca em potencial, vire um faixa branca e tenha orgulho disso!

Vamos treinar?!

Osu!

Deixe um comentário